PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4857
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do espectro de atividade cardioprotetora da Alicina
Autor(es): Ribeiro, Isabella Zambeline Chaves
Primeiro Orientador: Borges, Leonardo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vinícius Barreto da
Resumo: O alho (Allium sativum) possui ativos biológicos com propriedades cicatrizantes, com ação anti-inflamatória e cicatrizante, principalmente alicina (AC), dissulfeto de dialila (DADS) e aliina (ALL). Um dos compostos mais ativos é a alicina, que só existe depois que o alho é ferido e ativa a enzima aliinase que metaboliza a aliina em AC. Dentro deste contexto, abordagens in silico auxiliam na identificação mais rápida de alvos biológicos e potenciais ligantes promissores. O objetivo é avaliar o espectro de atividade biológica da alicina utilizando ferramentas in silico, abrindo perspectivas para futuros testes com esta molécula isolada. O método inclui levantamento da literatura, as estruturas identificadas foram codificadas no site PubChem e submetidas à análise preditiva de atividade biológica, alvos moleculares e farmacocinética, utilizando os servidores online do PASS. Verificou-se que a alicina é a molécula mais promissora para ter atividade cardioprotetora, pois atende aos critérios necessários para se tornar um medicamento oral. Além disso, possui alta absorção intestinal e alta capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica, promovendo uma boa ação sistêmica para um potencial cardioprotetor.
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Análises in silico
Allium sativum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4857
Data do documento: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-Isabella Zambeline Chaves Ribeiro-15.10.2022-Versão Final.pdf250,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador