PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4733
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores de risco associados às infecções em cirurgias ortopédicas: um estudo de revisão
Autor(es): Gonçalves, Gabriela de Melo Oliveira
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: Introdução: A Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) é uma das mais recorrentes infecções de assistência à saúde no Brasil e no mundo. Quando relacionadas a procedimentos ortopédicos podem se constituir como graves complicações, como aumento do tempo de internação do paciente, intensificar os números de reinternações, reduzira qualidade de vida do atendido e aumentar a mortalidade. Objetivo: Analisar na literatura a ocorrência das infecções de sítio cirúrgico com implante. Método: Realizou-se uma revisão narrativa do tema escolhido, não utilizando critérios sistemáticos para busca e análise dos artigos selecionados. A busca foi realizada no período de março de 2022 à maio de 2022, pela autora do trabalho, em bases de dados como SciELO, LILACS, PubMed via Periódicos CAPES. Foram incluídos artigos científicos em português, que respondessem a pergunta de pesquisa e associados aos seguintes descritores: “Infecção da Ferida Cirúrgica”, “Cirurgia Ortopédica”, “Procedimentos Ortopédicos”, “Efeitos Adversos”, que foram alternados entre si utilizando o operador booleano AND. Foram excluídos os artigos de reflexão, teses e dissertações. Resultados: Foram inseridos na revisão nove artigos. As taxas de ISC identificadas nos artigos selecionados estavam abaixo do máximo tolerado para infecções em cirurgias limpas. Os principais fatores de risco para ISC identificados nesse trabalho foram: idade, estado de saúde prévio, tempo, tipo e potencial de contaminação cirúrgico, caráter de emergência da cirurgia, presença de implante e internações prévias prolongadas. O que mostra a importância de uma anamnese bem feita e de um plano cirúrgico bem delineado, a fim de evitar agravos desnecessários. Conclusão: O enfermeiro, em parceria com a equipe multidisciplinar e o paciente, deve traçar um plano terapêutico para que a situação seja administrada da melhor maneira possível. Os cuidados diários prestados pela equipe de enfermagem são se fundamental relevância pala a melhora clínica do paciente, bem como as orientações repassadas aos pacientes e acompanhantes no momento da alta.
Palavras-chave: Infecção da ferida cirúrgica
Enfermagem
Infecção hospitalar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4733
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final TCC Gabriela.pdfTrabalho de Conclusão de Curso362,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Autorização Gabriela.pdfTermo de autorização de publicação de TCC72,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador