PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4732
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gravidez e puerpério durante a graduação em enfermagem: um relato de experiencia sobre os desafios enfrentados
Autor(es): Silva, Geovana Martins
Primeiro Orientador: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: Introdução: A gravidez é marcada como um certo tipo de medo e dor para a mulher, seja ela mãe pela primeira vez ou pela segunda vez, essa categoria deve receber alguma atenção especial durante todo o pré-natal e até mesmo durante o parto. A atenção primária deve existir e estar conectada a todas as mudanças possíveis de vida e psicológicas. As mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, sejam pequenas ou significativas, são as mudanças mais evidentes que o corpo humano pode sofrer, gerando medo, dúvida, dor, fantasia ou apenas curiosidade pelas mudanças que ocorrem no corpo. Objetivo: Relatar a experiência das expectativas e dos desafios enfrentados no período de gestação e puerpério durante a graduação em enfermagem, apontando os fatores que ocasionam medo e insegurança de ante uma mãe primípara. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que consistiu em descrever a experiência de uma estudante, acadêmica do curso de graduação em enfermagem, sobre sua vivência na gestação e no puerpério durante as atividades acadêmicas, diante das dificuldades e desafios próprios desses períodos e ainda, durante a pandemia da COVID-19. Resultados: Sendo acadêmica de enfermagem nos últimos dois períodos, a experiencia vivida durante a graduação como gestante e puérpera, foi muito difícil, tive que contar com o apoio da minha mãe e esposo, para que eu conseguisse me formar sem atrasar o período. Considerações finais: Foi difícil e desafiador, mais do que as expectativas criadas, mas o grande amor pela minha filha e o sonho de me formar me deram forças. O apoio da família foi fundamental.
Palavras-chave: Gravidez não planejada
Acontecimentos que mudam a vida
Formação acadêmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4732
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Geovana Martins.docxTCC Geovana Martins53,8 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
2022-06-23_094851.pdfTermo de autorização RAG177,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador