PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomé, João Gabriel Gonzagapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T17:37:37Z-
dc.date.available2022-07-04T17:37:37Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4702-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAtividades curricularespt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectCurricular activitiespt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleA dança como atividade curricular na escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Frausino, Neusa Maria Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678007710579441pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Maria Zita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8071095661539901pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Sônia de Jesus da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8220164222115367pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema a dança como atividade curricular na escola pública e objetiva relatar como tem sido trabalhado o conteúdo de dança nas aulas de educação física no âmbito da escola pública. Abordam-se as contribuições do conteúdo para a formação do aluno, as principais dificuldades para o seu desenvolvimento no ambiente escolar e quais as possibilidades para professores e alunos. A linha metodológica adotada foi do tipo bibliográfica descritiva. Os estudos demonstram que o potencial de ensino-aprendizagem das práticas de dança vai além do nível sensorial e motor, há ganhos também na aprendizagem de habilidades cognitivas, nas relações interpessoais e até na autoimagem. No entanto, as escolas costumam negligenciar o conteúdo de dança ou, quando o executam, é somente em eventos ou festas comemorativas, explorando de forma precária as possibilidades da cultura corporal. O preconceito de gênero também cerceia o trabalho com esse conteúdo, além da insegurança dos professores de educação física em trabalha-lo. É necessário ampliar o debate sobre os benefícios da dança no ambiente escolar e capacitar os professores de educação física para desenvolvê-la com sucesso, contornando os entraves encontradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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