Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tomé, João Gabriel Gonzaga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T17:37:37Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T17:37:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4702 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Atividades curriculares | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.subject | Curricular activities | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.title | A dança como atividade curricular na escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Frausino, Neusa Maria Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6678007710579441 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Maria Zita | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8071095661539901 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Sônia de Jesus da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8220164222115367 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como tema a dança como atividade curricular na escola pública e objetiva relatar como tem sido trabalhado o conteúdo de dança nas aulas de educação física no âmbito da escola pública. Abordam-se as contribuições do conteúdo para a formação do aluno, as principais dificuldades para o seu desenvolvimento no ambiente escolar e quais as possibilidades para professores e alunos. A linha metodológica adotada foi do tipo bibliográfica descritiva. Os estudos demonstram que o potencial de ensino-aprendizagem das práticas de dança vai além do nível sensorial e motor, há ganhos também na aprendizagem de habilidades cognitivas, nas relações interpessoais e até na autoimagem. No entanto, as escolas costumam negligenciar o conteúdo de dança ou, quando o executam, é somente em eventos ou festas comemorativas, explorando de forma precária as possibilidades da cultura corporal. O preconceito de gênero também cerceia o trabalho com esse conteúdo, além da insegurança dos professores de educação física em trabalha-lo. É necessário ampliar o debate sobre os benefícios da dança no ambiente escolar e capacitar os professores de educação física para desenvolvê-la com sucesso, contornando os entraves encontrados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação física - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA FINAL JOÃO GABRIEL.pdf | 705,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador