PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Larissa Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T12:07:57Z-
dc.date.available2022-07-01T12:07:57Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4681-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of the Pedagogy course, with the title “Pedagogical Methods and its contributions in the Infantile Education for children from 4 to 5 years old”, aims to analyze the pedagogical work of the educator in favor of child development. The methodology served as guidelines for the bibliographic research, and the writing of this monograph II used works, documents, academic texts and scientific articles that deal with the theme. The main authors were Matui (1995), Kuhlmann Jr. (1996), Perrin (2018) and Beck (2016). This research made it possible to understand the traditional pedagogical method, and its contribution to the emergence of day care in Brazil, its meaning and function in the care of children from 0 to 6 years old. Creche adopts the traditional model, aiming to shape the future of children. In the course of history, documents such as the 1988 Constitution, the ECA and laws that establish care in day care centers and preschools appear, in addition to theoretical contributions in the children's area that were important to understand the stage that the child is in. In this context, realizing the need for advanced methodologies to contribute to the development of their cognitive and biological capacities has become a reality in Early Childhood Education today. Thus, this work highlights the analysis of the methodologies used in Early Childhood Education and reinforces the educator's duty to know the methodology that will be ideal to meet the child's reality and to help him learn. It is known that the educator needs to qualify, research, know some methodologies, especially the most used at the moment, which are the active methodologies, in order to cause in the child the desire to learn with lightness and pleasure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducador-
dc.subjectMetodologias ativas-
dc.titleMétodos pedagógicos e suas contribuições na educação infantil para crianças de 4 a 5 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amado, Suely Maria da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123503399224088pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rogeri, Raquia Rabelopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.contributor.referee1Amado, Suely Maria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123503399224088pt_BR
dc.contributor.referee2Rogeri, Raquia Rabelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, com o título “Métodos Pedagógicos e suas contribuições na Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos”, tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico do educador em prol do desenvolvimento infantil. A metodologia serviu de diretrizes para a pesquisa bibliográfica, e a escrita desta monografia II utilizou-se de obras, documentos, textos acadêmicos e artigos científicos que tratam da temática. Os autores principais foram Matui (1995), Kuhlmann Jr. (1996), Perrin (2018) e Beck (2016). Esta pesquisa possibilitou a compreensão do método pedagógico tradicional, e sua contribuição com o surgimento da Creche no Brasil, seu significado e função no atendimento das crianças de 0 a 6 anos de idade. A Creche adota o modelo tradicional, tendo como objetivo moldar o futuro das crianças. No decorrer da história surgem documentos como a Constituição de 1988, o ECA e leis que estabelecem o atendimento nas creches e pré-escolas, além das contribuições teóricas na área infantil que foram importantes para entender a etapa que a criança se encontra. Nesse contexto, perceber a necessidade de metodologias avançadas para contribuir no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e biológicas passou a ser uma realidade da Educação Infantil hoje. Assim, este trabalho destaca as análises às metodologias utilizadas na Educação Infantil e reforça ao educador o dever de saber a metodologia que será ideal para atender a realidade da criança e para ajudá-la a aprender. Sabe-se que o educador precisa se qualificar, pesquisar, conhecer algumas metodologias, principalmente as mais utilizadas no momento, que são as metodologias ativas, a fim de causar na criança o desejo de aprender com leveza e prazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.creator.LattesLarissa Gomes Garciapt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SA Monografia Larissa Gomes Garcia 1.pdf389,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador