PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4642
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MicroRNAs CIRCULANTES NO DIAGNÓSTICO DE GLIOMAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Título(s) alternativo(s): MicroRNAs CIRCULANTES NO DIAGNÓSTICO DE GLIOMAS
Autor(es): Oliveira, Giovanna Garcia de
Menezes, João Pedro Bernardes Teixeira
Primeiro Orientador: Saddi, Vera Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: IGOR LOPES DOS SANTOS, IGOR
metadata.dc.contributor.referee2: LORIMER SANDOVAL CARNEIRO, LORIMER
Resumo: INTRODUÇÃO: Os gliomas são os tumores primários do Sistema Nervoso Central (SNC) de maior mortalidade, cujo diagnóstico é baseado principalmente em estudos de imagem. Quando se faz necessário um diagnóstico mais preciso, biopsias são realizadas, fato que representa risco ao paciente, especialmente quando os gliomas estão localizados em zonas de difícil acesso. Nesse sentido, o uso de biomarcadores circulantes surge como um meio de complementar às tradicionais biopsias, auxiliando o diagnóstico, com a vantagem de ser um método minimamente invasivo. Entre os biomarcadores em estudo, a detecção e quantificação de microRNAs circulantes têm se mostrado bastante promissoras. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi identificar, por meio de revisão sistemática da literatura, os principais microRNAs circulantes capazes de auxiliar no diagnóstico dos gliomas. METODOLOGIA: Utilizando as bases de dados Pubmed e Web of Science, foram selecionados estudos publicados em inglês, que avaliaram microRNAs circulantes associados ao diagnóstico de gliomas. O protocolo da revisão sistemática foi publicado no PROSPERO e o estudo seguiu diretrizes metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Todos os estudos incluídos usaram qRT-PCR ou Microarray para análise da expressão dos microRNAs circulantes. Um total de 220 artigos foram filtrados, sendo 41 artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão. RESULTADOS: Os estudos incluídos investigaram a expressão de 68 microRNAs circulantes associados ao diagnóstico de gliomas. Os microRNAs circulantes mais frequentes investigados foram os 21, 128, 210, 221, 222 e 320. Os microRNAs circulantes 21, 221, 222 e 210 estavam hiperexpressos e os microRNA 128 hipoexpresso no sangue de pacientes com gliomas comparados a indivíduos saudáveis. CONCLUSÃO: Os microRNAs circulantes se mostraram como excelentes biomarcadores no diagnóstico de gliomas, com resultados significativos nos diferentes estudos incluídos. Nota-se, entretanto, a necessidade do desenvolvimento de estudos mais amplos e multicêntricos para validar esses biomarcadores e disponibiliza-LOS clinicamente.
Palavras-chave: MicroRNA Circulante; Glioma; Diagnóstico; Biomarcador.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4642
Data do documento: 26-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - GIOVANNA E JOAO (1).docx.pdf880,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador