PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Breno Augusto dept_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T18:43:46Z-
dc.date.available2022-06-30T18:43:46Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4607-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRevolução industrialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação, ensino e tecnologia: necessidades e desafios no exercício da docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Daniela Rodrigues dept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Daniela Rodrigues de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.contributor.referee2Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6532-4637pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308852280662013pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância dos estudos sobre ensino e tecnologias, destacando algumas necessidades e desafios no exercício da docência. Iniciamos com informações sobre a evolução da tecnologia e seus impactos na educação, do período Pré-Revolução Industrial (da pré-história ao século XVIII) e do período das Revoluções Industriais ao momento atual (do Século XVIII a 2022). Destacando como o surgimento do capitalismo influenciou no mundo do trabalho e consequentemente na educação. Pensando nisso, traçou-se um ponto de encontro entre a tecnologia e a educação, onde caracterizamos o que são as TIC e como a tecnologia é apresentada nos documentos norteadores da educação. Por fim, destacamos as diferentes visões sobre o uso de tecnologias na educação, que podem estar presentes nos documentos norteadores e na própria prática docente. Apoiamos a pesquisa em autores que discutem o assunto, dentre eles: Brandão (1981), Kenski (2003), Libâneo (2010), Peixoto (2012), Heinsfeld e Pischetola (2019).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Breno Augusto de Sousa.pdf244,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador