PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4598
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O espaço como representação nacional e a desmitificação dos heróis em Mayombe, de Pepetela
Autor(es): Santos, Diego Francisco dos
Primeiro Orientador: Teixeira, Átila Silva Arruda
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Elizete Albina
Resumo: O presente trabalho tem como objeto o romance Mayombe, de Pepetela, com destaque a relevância da construção estética do espaço. O brutal processo de colonização impôs um choque cultural que acabou por, violentamente, forjar um modelo de sociedade diverso do existente na Europa e, concomitantemente, daquele encontrado em África. Reconhecendo esse embate, Pepetela se propõe a configurar esteticamente esse novo modelo de sociedade. Rompendo paradigmas, o autor assume um discurso anticolonial que pretende denunciar as explorações causadas pelos estrangeiros naquela terra e, ao mesmo tempo, refletir sobre a estrutura de uma nova Angola. As imposições colonialistas, que ao mesmo tempo sofria transformações étnicas e sociais, não podiam mais ser apagadas. Com base nas obras de Antonio Candido, Antonio Dimas, Rita Chaves, dentre outros, faremos um estudo sobre o espaço e sua relação intrínseca com as personagens, com o enredo e com o contexto de Mayombe. Em geral, a análise do espaço é secundarizada pela crítica e, na hipótese aqui levantada, desempenha papel fundamental na construção de sentidos e de referências, pois não se limita apenas a ambientação dos fatos narrados no romance, transcendendo uma simples descrição de cenário. Nesse contexto, o espaço ganha relevância, já que as análises a se estabelecer partem sempre da simbiose entre sujeito e espaço. Essa relação na narrativa desmitifica os heróis e aborda de forma crítica a construção da nacionalidade de Angola, na hipótese aqui levantada.
Palavras-chave: Espaço no romance
Decolonialidade
Mayombe
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4598
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Revisado - Diego.docx64,26 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador