PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4522
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspectos do duplo na obra de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Jesus, Shirley de
Primeiro Orientador: Pinto, Divino José
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Átila Silva Arruda
Resumo: Lygia Fagundes Telles, em sua literatura, abrange muitos aspectos relacionados à alma humana. Sua escrita é intimista e profunda, refletindo a contemporaneidade. Seus personagens são evocações de seres humanos que trazem a problemática do dia a dia, com dúvidas, medos e sonhos, que podem sofrer interferência tanto do mundo exterior ou do próprio “eu”, tornando assim um grande ponto de encontro entre duplos, questionando os limites da realidade e refletindo sobre a própria existência humana. O duplo, analisado no presente estudo, foi observado a partir das bases que Angela Sivalli Ignatti nos traz sobre a teoria de Georges Gusdorf. Pelo viés histórico-filosófico, a teoria da psicanálise de Sigmund Freud e a abordagem sociológica de Stuart Hall sobre o duplo na arte e na literatura fizemos uma discussão geral sobre o duplo, para depois, procedermos à análise de dois contos de Lygia Fagundes Telles. O primeiro “Antes do baile verde”, publicado no ano de 1970, conta a história de duas mulheres que se arrumam para uma festa de carnaval, em contraste com esse ambiente de expectativas e anseios, encontrasse o pai de uma das personagens no leito de morte no quarto ao lado. O outro conto analisado é a “A medalha” com publicação originalmente no ano de 1978, surge na discussão entre mãe e filha que na véspera de seu casamento está com atitudes desonrosas, trazendo à tona mágoas do passado que afetam tanto o presente e a relação das duas.
Palavras-chave: Lygia Fagundes Telles
Duplo
Conto
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4522
Data do documento: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aspectos do Duplo na Obra de Lygia Fagundes Telles - Pronto.pdf238,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador