PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do distanciamento social no nível de estresse e qualidade de sono de professores do curso de fisioterapia
Autor(es): Silva, Sabrina Santos de
Primeiro Orientador: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Alex Carrer Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Introdução: O novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, foi detectado em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China e rapidamente se espalhou pelo mundo, gerando uma pandemia. Para conter o avanço do vírus, que rapidamente causou sobrecarga nos sistemas de saúde de inúmeros países, a prática do isolamento tem sido amplamente adotada. Porém, essa nova rotina trouxe mudanças de comportamento e a adaptação de maneira abrupta e os professores precisaram se adaptar às pressas devido o momento de isolamento social gerado pela pandemia, onde as universidades sofreram alterações no calendário acadêmico e as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino a distância, sendo submetidos a situações de estresse, afetando assim de forma negativa, estando expostos a problemas psicológicos como: estresse, depressão e a diminuição da qualidade do sono.. Objetivos: avaliar o nível de estresse e qualidade de sono em professores do curso de fisioterapia durante o período de distanciamento social. Método: Esse estudo é do tipo transversal descritivo. Participaram do estudo 25 professores do curso de Fisioterapia. Foram aplicados três questionários: Questionário sociodemográfico778, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg (PSQI) e Escala de Estresse Percebido (PSS-10). Resultados: Ao final participaram da pesquisa 25 professores do curso de fisioterapia da PUC Goiás. Desses 72% (18) são mulheres, a maioria 76% são casados. Nesse estudo, observou 52% dos professores apresentaram uma qualidade de sono positiva, em relação ao nível de estresse o nível de estresse foi igual a 16,24 considerado abaixo da média. Discussão: O presente estudo trouxe informações importantes sobre o momento vivido por esses professores durante o distanciamento social. De acordo com as respostas encontradas na amostra, podemos observar que os professores conseguiram ser resilientes a situação exposta. Conclusão: A pandemia trouxe dificuldades de adaptação para população em geral, mas não foi possível concluir maiores prejuízos em relação a qualidade do sono e ao estresse, neste grupo de professores sugerindo resiliência nos mesmos.
Abstract: Introduction: The new coronavirus, called SARS-CoV-2, which causes the disease COVID-19, was detected on December 31st, 2019 in Wuhan, China and quickly spread around the world, causing a pandemic. To contain the spread of the virus, which quickly caused an overload on the health systems of numerous countries, the practice of isolation has been widely adopted. However, this new routine brought changes in behavior and adaptation in an abrupt way, and teachers had to adapt in a hurry due to the moment of social isolation generated by the pandemic, where universities underwent changes in the academic calendar and face-to-face classes were replaced by an emergency remote teaching. They were being subjected to stressful situations, thus affecting negatively, being exposed to psychological problems such as: stress, depression and decreased sleep quality. Objectives: to evaluate the level of stress and sleep quality in teachers of the physiotherapy during the period of social distancing. Method: This is a descriptive cross-sectional study. Twenty-five professors of the Physiotherapy course participated in the study. Three questionnaires were applied: Sociodemographic Questionnaire, Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) and Perceived Stress Scale (PSS-10). Results: In the end, 25 professors of the physiotherapy course at PUC Goiás participated in the research. Of these 72% (18) are women, the majority 76% are married. In this study, it was observed that 52% of the teachers had a positive quality of sleep; in relation to the level of stress, the stress level was equal to 16.24, considered below average. Discussion: The present study brought important information about the moment experienced by these teachers during social distancing. According to the answers found in the sample, we can observe that the teachers managed to be resilient to the exposed situation. Conclusion: The pandemic brought adaptation difficulties for the general population, but it was not possible to conclude greater damages in relation to sleep quality and stress, in this group of teachers, suggesting resilience in them.
Palavras-chave: Estresse
Qualidade de sono
Covid-19
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4518
Data do documento: 14-Jun-2022
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