PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4513
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Profetas e neopentecostais: semelhanças e diferenças
Autor(es): Miranda Junior, Antonio Costa
Primeiro Orientador: Silva, Rosemary Francisca Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Quadros, Eduardo Gusmão de
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Nayara do Vale
Resumo: Os temas ligados à religião têm ganhado muito espaço nas discussões contemporâneas, é essencial investigarmos as relações e os métodos que os indivíduos praticam para ligar as pessoas a religião. Neste contexto destacaram-se no Antigo Testamento os profetas que mediavam a interação entre Deus e o povo e na atualidade os líderes carismáticos presentes nas igrejas neopentecostais, com destaque para a figura de Valdemiro Santiago, que rege a Igreja Mundial do Poder de Deus. Visamos compreender sua forma de atuar comparada a figura de profeta presente no Antigo Testamento e se tornou-se um instrumento midiático da sociedade que consegue manipular seus fiéis por seu carisma e leitura literal da Bíblia Sagrada. Aos atuais líderes neopentecostais é semelhante à mensagem e o legado que os profetas do Antigo Testamento pregavam, porém, os objetivos a serem alcançados diferem em alguns aspectos. Discorrendo pela história dos profetas e dos líderes carismáticos podemos descobrir suas características e formas de agir, fazendo um paralelo e cruzando informações mediante uma pesquisa bibliográfica para apontarmos as diferenças e objetivos que cada um almeja na sociedade em que vive. Apesar de Valdemiro ser um líder carismático que se aproxima da figura entendida como profeta no Antigo Testamento, no que se remete a cativar as pessoas, é essencial compreender que seu legado difere em aspectos sociais e econômicos, pois os profetas do Antigo Testamento visavam trazer mensagens de salvação ao povo de Deus, os líderes carismáticos neopentecostais visam enriquecer através da venda de bens religiosos e da manipulação de seus fiéis.
Palavras-chave: Profeta
Neopentecostalismo
Valdemiro
Carisma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4513
Data do documento: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PROFETAS E NEOPENTECOSTAIS-SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.pdf621,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador