PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4501
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspectos genéticos envolvidos no prognóstico da leucemia na infância: revisão sistemática
Autor(es): Paniago, Samyla Coutinho
Silva, Sara Raquel Souza
Primeiro Orientador: Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Marcus Vinícius Paiva de
metadata.dc.contributor.referee2: Vilanova-Costa, Cesar Augusto Sam Tiago
Resumo: Introdução: A leucemia é o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes, em todo o mundo. Acredita-se não ter uma etiologia única, mas sim um acúmulo de eventos, e, dentre eles, a presença de variados genes envolvidos, como: TP53, via KRAS, PTPN11, NT5C2; genes fusionados: ETV6/RUNX1, E2A/PBX1; e genes rearranjados, como: MLL, KMT2A, MEF2D, entre outros. Objetivo: Este estudo objetivou analisar os aspectos genéticos envolvidos no prognóstico da leucemia na infância. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando a base de dados PubMed. A coleta de dados foi realizada entre os anos 2012 e 2022, com os descritores: (acute lymphoblastic leucemia) AND (children prognostic). Resultados: Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 44 artigos foram selecionados e, destes, 14 apresentaram aspectos genéticos relacionados ao prognóstico na leucemia pediátrica. Assim, foi possível observar que genes em fusão, rearranjados e em mutação afetam o percurso da doença na criança. Além disso, a falta de mais estudos sobre estes genes evidenciou a necessidade de mais pesquisas. Conclusão: Os polimorfismos genéticos são elementos-chave para o estudo da genética médica e humana. Eles são variações genéticas que podem ocorrer em sequências codificadoras e não-codificadoras, levando a alterações qualitativas e/ou quantitativas das proteínas. No prognóstico da leucemia na infância as formas de mutação com genes fusionados e rearranjados se mostraram consideravelmente importantes.
Palavras-chave: Leucemia linfoblástica aguda
Leucemia pediátrica
Prognóstico
Genes
Mutação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4501
Data do documento: 26-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC3-Samyla-Sara-FINAL.pdf351,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador