PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4492
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relíquias da Vera Cruz: narrativas e usos políticos
Autor(es): Alves, Marcos Vinícius
Primeiro Orientador: Nascimento, Renata Cristina de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Simone Cristina Schmaltz de Rezende e
Resumo: O estudo sobre as relíquias tem se mostrado um campo fértil para novas abordagens no que tange ao imaginário medieval. A necessidade de estarem próximos ao místico fazia com que as pessoas viajassem quilômetros de distância em busca de sinais espirituais. As narrativas acerca das relíquias sustentavam o poder manifesto atribuído a estes objetos, fortalecendo e encorajando aos fiéis à busca pelo ―divino tocável‖ aflorando nestes uma ressignificação da percepção sobre a vida, morte e redenção. Tais objetos se tornaram itens de muito prestígio e admiração que, devido ao significado atribuído a eles, possibilitaram sua utilização para fins políticos e para prestação de culto durante todo o contexto religioso medieval. Em Portugal desde a ascensão de D. Afonso III ao trono (1248), houve uma gama de eventos posteriores que reforçaram o fortalecimento de seu poder. O ato de fortalecimento de sua autoridade teria dado início a um senhorio que colaboraria para a fundação de um mosteiro de grande importância, onde abrigaria uma das relíquias mais prestigiadas da Península Ibérica: o Santo Lenho, que por seu caráter supostamente miraculoso foi precursor de grande visibilidade, e valorização regional.
Palavras-chave: Relíquias
Sacralidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4492
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONO. MARCOS VINI ALVES.pdf748,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador