PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Otavio Augusto de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T22:31:28Z-
dc.date.available2022-06-28T22:31:28Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4464-
dc.description.abstractThe present work seeks to study the compositions and music of Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, Gonzaguinha, an icon of popular music who lived during the dictatorship, as well as to analyze his lyrics full of meanings and protests against the established system. It seeks to resume the debate of the dictatorial state that Brazil lived from 1964-1985, a period marked by political persecution, censorship and manipulation of political discourse with the subaltern society. The works of Gonzaguinha contributed to the reflection and fed a speech of protection to the culture and artistic groups that also manifested themselves for the art. The methodology used was documentary and bibliographic research, as well as video files that bring their manifestations. It was concluded that it is necessary to keep in debate the historical process that involves the dictatorship of Brazil, as it is still possible to observe conservative discourses with the aim of weakening the democratic system constituted in 1988, a reflection of the social struggles represented by the Magna Carta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectGonzaguinhapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleMúsica e resistência nos anos de chumbo no Brasil: Gonzaguinha 1964-1985pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Cristina Schmaltz de Rezende ept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4916661095530010pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Renata Cristina de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151454949796711pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho busca estudar as composições e músicas de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, Gonzaguinha, ícone da música popular que viveu no período da ditadura, assim como analisar suas letras carregadas de significados e protestos junto ao sistema estabelecido. Busca-se retomar o debate do estado ditatorial que viveu o Brasil de 1964-1985, período este marcado por perseguições políticas, censuras e manipulação do discurso político junto à sociedade subalterna. As obras de Gonzaguinha contribuíram para a reflexão e alimentaram um discurso de proteção à cultura e grupos artísticos que também se manifestavam pela arte. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, assim como arquivos de vídeos que trazem suas manifestações. Concluiu-se que é necessário manter em debate o processo histórico que envolve a ditadura do Brasil, pois ainda é possível observar discursos conservadores com o intuito de fragilizar o sistema democrático constituído em 1988, reflexo das lutas sociais representada pela Carta Magna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255183562920338pt_BR
dc.degree.graduationHistóriapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC História



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador