PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4432
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Organização do acervo de invertebrados em uma coleção zoológica didática no Campus II da PUC Goiás
Autor(es): Coelho, Maycon Winnicius Barreira de Souza
Primeiro Orientador: Porto, Luiz Augusto da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Garro, Francisco Leonardo Tejerina
metadata.dc.contributor.referee2: Feitosa, Darlan Tavares
Resumo: Uma coleção zoológica didática é um repositório de espécimes fixados, conservados, identificados, dispostos de forma organizada e destinados ao ensino. A utilização desse acervo, como uma abordagem pedagógica, possibilita relacionar as informações teóricas, com as práticas laboratoriais. Com o objetivo de organizar o acervo de invertebrados existente nos laboratórios de aulas práticas do bloco G no Campus II, numa coleção zoológica didática, o trabalho foi desenvolvido em três fases, sendo que nas fases um (exemplares encontrados nos laboratórios do Bloco G) e dois (material doado pelo CEPB) foram executadas as atividades de: inventário, triagem, recuperação, e na fase três (agrupamento de todos os espécimes) as atividades de organização e sistematização. Inicialmente a coleção continha 2.804 espécimes distribuídos nos filos (Annelida, Arthropoda, Cnidaria, Echinodermata, Mollusca, Nematoda, Nematomorpha, Platyhelminthes, Porifera e Priapulida), depositados nos laboratórios de aulas práticas do Bloco G, posteriormente foram incorporados mais 2.660 exemplares, distribuídos nos filos (Cnidaria, Mollusca, Arthropoda e Echinodermata) oriundos do material doado pelo Centro de estudo e pesquisa biológica. Atualmente o acervo da coleção é constituída de 5.464 espécimes distribuídos nos mesmos 10 filos, sendo 86 lotes organizados a partir da procedência de coleta, como: coletor, local e data, todos em bom estado de conservação. A criação do acervo da coleção possibilitará, aos professores demonstrarem nas aulas práticas, as características típicas de cada grupo taxonômico, trabalhadas nas aulas teóricas aos alunos, a experiencia da visualização, manuseio e reconhecimento na prática dessas características. Além de oportunizar procedimentos didáticos-pedagógicos estimuladores que despertarão a curiosidade e o interesse dos alunos.
Abstract: A didactic zoological collection is a repository of fixed, preserved, identified, and organized specimens intended for teaching. The use of this collection, as a pedagogical approach, makes it possible to relate theoretical information with laboratory practices. In order to organize the existing invertebrate collection in the laboratories of practical classes in Block G on Campus II, in a didactic zoological collection, the work was developed in three phases, being that in phases one (specimens found in the laboratories of Block G) and two (material donated by CEPB) the activities of: inventory, sorting, recovery, and in phase three (grouping of all specimens) the activities of organization and systematization were performed. Initially, the collection contained 2,804 specimens distributed in the phylum (Annelida, Arthropoda, Cnidaria, Echinodermata, Mollusca, Nematoda, Nematomorpha, Platyhelminthes, Porifera and Priapulida), stored in the laboratories of practical classes in Block G. Later, 2. 660 specimens, distributed in the phylum (Cnidaria, Mollusca, Arthropoda, and Echinodermata) from the material donated by the Center for Biological Study and Research. Currently the collection consists of 5,464 specimens distributed in the same 10 phyla, with 86 lots organized according to the source of collection, such as: collector, place and date, all in good conservation status. The creation of the collection will enable teachers to demonstrate in practical classes, the typical characteristics of each taxonomic group, worked on in theoretical classes to students, the experience of viewing, handling and recognition of these characteristics in practice. In addition to providing an opportunity for stimulating didactic-pedagogical procedures that will arouse the students' curiosity and interest.
Palavras-chave: Biodiversidade animal
Ensino de zoologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4432
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MAYCON WINNICIUS BARREIRA DE SOIUZA COEHLO.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador