PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4409
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática pedagógica da natação para a evitação e superação do medo no ambiente aquático
Título(s) alternativo(s): The pedagogical practice of swimming to avoid and overcome fear in the aquatic environment.
Autor(es): Ribeiro, Stefanne dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee1: Frausino, Neusa Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Sônia de Jesus da
Resumo: Objetivo: investigar sobre a organização da prática pedagógica da natação para a evitação e superação do medo no ambiente aquático. Mais especificamente, considerar os efeitos e as consequências do uso de flutuadores no processo de adaptação ao meio aquático; despertar para demanda de redução no número de alunos por turma nas aulas de natação; reforçar a eficiência da igualdade de níveis de desenvolvimento dos alunos nas turmas. Método: Este estudo está adequado à linha de pesquisa Ciências do Esporte e da Saúde, dando ênfase na natação e a superação do medo por seus alunos iniciantes. Natureza do estudo é qualitativa com intuito de analisar profundamente, as publicações encontradas, sobre seus resultados em relação a identificação das causas relacionadas ao medo, a adaptação ao meio líquido e o uso de equipamentos acessórios para apoiar os iniciantes. Resultados: A metodologia de ensino do professor influência muito no medo do aluno, porque o professor está ali para passar segurança, pode até acontecer de o professor ter que entrar na piscina alguma vez para ajudar. Conclusões: Respondendo a pergunta de como organizar a prática pedagógica da natação para evitação e superação do medo no ambiente aquático chego a conclusão que a vivência desde cedo da criança com o ambiente aquático contribui para a superação desse medo.
Abstract: The function of the abstract is to briefly address the main aspects of the text in the following sequence. Objective: describe the general objective of the study. Method: describe the experimental design and the method adopted. Results: present the main results including numerical or qualitative values. Conclusions: present the main conclusions of the study. The abstract should be composed of a concise, affirmative rather than a topical sequence of phrases. Adopt single paragraph. The abstract should not contain bibliographical references, incomplete sentences (with ellipses), abbreviations, figures or tables. Use the active voice whenever possible. The abstract can not exceed 250 words (minimum of 100); use the "Tools - Word Count ..." function on the toolbar. To make it easier for you to search the library, include keywords in your summary, alphabetically, and separated by period.
Palavras-chave: Adaptação ao meio aquático
Medo
Natação
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4409
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC stefanne versão RAG.pdf229,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador