PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aeronave a propulsão elétrica: perspectiva de utilização na instrução de voo brasileira
Título(s) alternativo(s): Electrical propulsion aircraft: perspective of use in Brazilian flight instruction
Autor(es): Almeida Filho, Fernando de Paula
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Nagi Hanna Salm
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, William de Carvalho
Resumo: Estudos mundiais recentes apontaram a necessidade de mudanças nos motores em geral, inclusive os aeronáuticos. Isto se deve ao fato de que os motores convencionais adotados atualmente têm um consumo elevado, são ruidosos e poluentes. A partir dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo verificar a viabilidade da adoção de motores movidos a propulsão elétrica na instrução brasileira. Para alcançar tais objetivos, este estudo baseou-se em uma pesquisa de natureza básica, descritiva, de procedimentos bibliográficos e documentais. Verificou-se que a única aeronave disponível no mercado atualmente certificada para uso na instrução aérea é o Velis Electro, da Pipistrel. Esta aeronave se apresentou menos poluente e ruidosa, assim como demonstrou ser capaz de reduzir custos na ordem de 90% em termos de uso de combustível e 52% relacionados à manutenção, se comparados aos motores convencionais, como os da aeronave Cessna 150, avião adotado neste segmento no Brasil. À vista disso, estimativas da Safe concluíram que, em razão da diminuição dos custos operacionais, o preço das horas de voo do curso de piloto privado seria reduzido em cerca de 35% do valor total. Isto significaria mais clientes (alunos-pilotos) para as escolas e aeroclubes, o que, de efeito, incrementaria o volume de recursos. Entretanto, apesar das vantagens ora mencionadas, o Velis e, provavelmente, outros aviões similares, esbarram em desafios substanciais. O primeiro deles é o seu preço elevado, em torno de R$ 1.190.000,00 e, em uma comparação com o Cessna 150, pode ser cinco vezes mais caro. O segundo diz respeito à autonomia de apenas 50 minutos de voo, e considerando a obrigatoriedade de cinco horas de voo para a realização de uma navegação visual, esta aeronave não comporta o tempo necessário previsto nos regulamentos nacionais. Por fim, as baterias do Velis ainda estão em processo de melhoria, tanto em relação à recarga quanto à durabilidade. Logo, apesar de apresentar-se promissora, a aeronave a propulsão elétrica para a instrução aérea no Brasil, pelo menos no curto prazo, parece inviável, principalmente em função da pouca autonomia desenvolvida por esse modelo. Conclui-se, portanto, que a sua inserção no mercado nacional dependerá do quanto, de fato, este tipo de aeronave pode propiciar em termos de redução dos custos de operação e, de efeito, dos valores dos cursos ministrados pelas escolas, e se suas limitações técnicas serão compensadas por tais reduções.
Abstract: Recent world studies have pointed out the need for changes in engines in general, including aeronautical ones. This is due to the fact that conventional engines currently adopted have high consumption, are noisy and polluting. From this premise, this research aims to verify the viability of adopting engines powered by electric propulsion in Brazilian instruction. In order to achieve these goals, this study was based on a basic, descriptive research of bibliographic and documentary procedures. It was found that the only aircraft available on the market currently certified for use in flight instruction is Pipistrel's Velis Electro. This aircraft was less polluting and noisy, as well as being able to reduce costs in the order of 90% in terms of fuel use and 52% related to maintenance, when compared to conventional engines, such as those of the Cessna 150 aircraft, adopted in this segment in Brazil. In view of this, estimates by Safe concluded that, due to the decrease in operating costs, the price of flight hours of the private pilot course would be reduced by about 35% of the total value. This would mean more clients (student-pilots) for schools and flying clubs, which, in effect, would increase the volume of resources. However, despite the advantages mentioned, the Velis and probably other similar aircraft face substantial challenges. The first of these is its high price, around R$1.190.000,00 and, in comparison with the Cessna 150, it can be five times pricier. The second concerns the autonomy of only 50 minutes of flight time and considering the mandatory five flight hours to carry out visual navigation, this aircraft does not have the necessary time provided for in national regulations. Finally, the Velis batteries are still in the process of improvement, both in terms of recharging and durability. Therefore, despite being promising, the electric propulsion aircraft for flight instruction in Brazil, at least in the short term, seems unfeasible, mainly because of the low autonomy developed by this model. It is concluded, therefore, that its insertion in the national market will depend on how much, in fact, this type of aircraft can provide in terms of dropping operating costs and, indeed, the values of the courses given by the aviation schools, and if their technical limitations will be offset by such reductions.
Palavras-chave: Motores aeronáuticos elétricos
Aeronautical electric engines
Instrução de voo
Redução de custos operacionais
Flight instruction
Reduction of operational costs
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4368
Data do documento: 15-Jun-2022
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