PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de VANT em aeroportos como ferramenta da gestão de segurança operacional
Título(s) alternativo(s): The use of UAV in airports as operational safety management tool
Autor(es): Chaves, Gustavo Nolasco
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Raul Francé
Resumo: A aviação civil busca a melhoria contínua de seus Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), o que torna imprescindível a adoção de novas tecnologias, seja para uso em aeronaves ou em aeroportos. Em termos de tecnologia de aeronaves, o veículo aéreo não tripulado (VANT) foi projetado para operar sem piloto, embarcar carga útil e sensores, o que favorece sua aplicação em diferentes setores e atividades. À vista disso, essa pesquisa tem como objetivo verificar a viabilidade do uso dessa tecnologia como ferramenta para gestão de segurança operacional em aeroportos e apurar se ela já vem sendo utilizada nestes ambientes em âmbito nacional. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se, como método de pesquisa, a qualitativa, ancorada em procedimentos documental e bibliográfico. A partir desta metodologia, foi possível verificar as atividades dos fiscais de pátio e observar que algumas delas podem ser realizadas por VANT. Constatou-se, ainda, que veículos aéreos não tripulados já são adotados em alguns aeroportos na Alemanha, França e Estados Unidos, com a finalidade de analisar obstruções, inspecionar pavimentos, realizar inspeções diárias para localização de FOD, entre outras atividades. Como resultado, verificou-se nesses locais uma melhoria da coleta de dados, a redução de custos operacionais, o aumento do nível de segurança e a diminuição do tempo necessário para realizar esses procedimentos se comparado à forma convencional. Identificou-se, ainda, a importância do monitoramento constante de alguns espaços aeroportuários e de controle permanente da qualidade da infraestrutura aeroportuária, medidas exigidas pelos órgãos reguladores desses países para mitigar riscos e prevenir acidentes ou incidentes. No Brasil, a Força Aérea, responsável pela inspeção de auxílios de navegação, realizou testes com VANTs que comprovaram a redução dos impactos operacionais gerados em comparação com as inspeções realizadas com aeronaves tripuladas. Essa tecnologia também já foi adotada como ferramenta para gestão de segurança operacional pelo aeroporto de Vitória/ES, gerando um aumento do nível de segurança. Conclui-se, portanto, que esta ferramenta pode ser utilizada como complemento às atividades já existentes, como, por exemplo, ocorre no monitoramento de fauna executado no aeroporto de Vitória. Por se tratar de uma tecnologia recente, sugere-se como pesquisa futura a análise dos custos para a implementação de VANT nos aeroportos nacionais, traçando um comparativo com meios tradicionais, além da realização de estudo de caso para aeródromos brasileiros.
Abstract: Civil aviation constantly seeks to improve its Operational Safety Management Systems (SGSO), which requires the adoption of new technologies, whether for use on aircraft or at airports. In terms of aircraft technology, the unmanned aerial vehicle (UAV) was designed to operate without a pilot, to embark payload and sensors, which favors its application in different sectors and activities. Considering that, this research aims to verify this technology feasibility as a tool for operational security management in airports and to identify if it is already being used in these environments in Brazil. To reach these objectives, the qualitative research method was adopted, and the documental and bibliographic procedures were used. It was possible to verify the yard inspectors’ activities and observe that some of them can be carried out by UAV. It was also found that unmanned aerial vehicles are already adopted in some airports in Germany, France and the United States, in order to analyze obstructions, to inspect pavements and to carry out daily inspections to locate FOD, among other activities. As a result, it was found in these places an improvement in data collection, a reduction in operating costs, an increase in security level and a reduction in the time required to carry out these procedures compared to conventional way. It was also identified the importance of constant monitoring of some airport spaces and permanent control of their infrastructure quality, actions required by regulatory institutions of these countries to mitigate risks and prevent accidents or incidents. In Brazil, the Air Force, responsible for the navigational aids inspection, carried out tests with UAVs that proved the reduction of operational impacts generated compared to inspections carried out with manned aircraft. This technology has also been adopted as a tool for operational security management by Vitória/ES airport, increasing the security level. It is concluded, therefore, that this tool can be used as a complement to existing activities, as occurs, for example, in the fauna monitoring at Vitória airport. As it is a recent technology, it is suggested as future research the analysis UAVs’ implementation costs in national airports, drawing a comparison with conventional means, in addition to carry out a case study for Brazilian aerodromes.
Palavras-chave: VANT
UAV
Operational safety
Airport
Monitoring
Segurança operacional
Aeroporto
Monitoramento
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4365
Data do documento: 9-Jun-2022
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