PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4361
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do tratamento fisioterapêutico em pacientes com Charcot-Marie-Tooth
Autor(es): Silva, Natalia Ferreira
Primeiro Orientador: Prudente, Cejane Oliveira Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Maysa Ferreira Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Wátila de Moura
Resumo: Objetivo: Descrever as abordagens fisioterapêuticas e analisar os seus efeitos em pacientes com Charcot-Marie-Tooth (CMT). Métodos: Revisão integrativa da literatura, conduzida na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no United States National Library of Medicine (PubMED), Web of Science, Scopus e Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foram incluídos artigos que analisaram os efeitos de intervenções fisioterapêuticas em pacientes com CMT, publicados de 2011 a 2021. Resultados: De 425 artigos previamente identificados nas bases de dados, foram selecionados 10 estudos que adequaram aos critérios estabelecidos para essa revisão. Estudos que usaram exercício na esteira com intensidade progressiva apontaram melhora na força plantar, caminhada, equilíbrio, estabilidade postural e redução na fadiga muscular; exercícios no cicloergômetro obtiveram melhora na modulação da variação da frequência cardíaca, aumento da atividade parassimpática, aptidão cardiovascular, tolerância ao exercício e aumento moderado no pico de volume de oxigênio máximo; exercícios com carga progressiva demonstraram aumento de força em flexores de quadril e no trofismo da perna; estudo com vibração mecânica focal (fMV) obteve melhora no equilíbrio e pesquisas que avaliaram os efeitos de órteses apontaram melhora na capacidade de locomoção, velocidade da marcha e estabilidade e mobilidade dos membros inferiores. Conclusão: Exercícios na esteira, no cicloergômetro, com carga progressiva, vibração mecânica focal (fMV) e órteses em membros inferiores são capazes de aumentar a função cardiorrespiratória e o desempenho motor em pacientes com CMT.
Palavras-chave: Doença de Charcot-Marie-Tooth
Modalidades de fisioterapia
Terapia por exercício
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4361
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tcc2_natalia_ferreira_silva_versao_final.pdf470,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador