PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4348
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar o estudo de autômatos finitos determinísticos
Autor(es): Pereira, Daniel Figueiredo
Primeiro Orientador: Santos, Ludmilla Reis Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Centeno, Carmen Cecilia
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas Júnior, José Luiz de
Resumo: Linguagens Formais e Autômatos (LFA) é uma das teorias centrais da computação sendo este conteúdo de exigência para cursos superiores nessa área. A disciplina LFA aborda conceitos importantes como o entendimento de sistemas de estados e analisadores de cadeias, temas de relevância para a formação de estudantes. A disciplina se mostra em alguns momentos complexa, sendo necessário usar ferramentas que auxiliem a aprendizagem do conteúdo. Com o objetivo de facilitar o estudo dos alunos da área da computação e auxiliar os professores, foi desenvolvido o aplicativo moblie que permite o fácil acesso a um ambiente de aprendizagem prática. Através do aplicativo os professores podem criar exercícios do conteúdo de Autômatos Finitos Determinísticos (AFD) e disponibilizar para os alunos responderem. O aplicativo analisa as respostas e verifica se as mesmas estão erradas ou corretas. As ferramentas que foram utilizadas para o desenvolvimento do aplicativo foram a engine Unity, juntamente com a Integrated Development Environment (IDE) Visual Studio. O aplicativo foi desenvolvido usando linguagem de programação C#, sendo intuitiva de fácil manuseio pelos alunos e professores. Linguagens Formais e Autômatos (LFA) é uma das teorias centrais da computação sendo este conteúdo de exigência para cursos superiores nessa área. A disciplina LFA aborda conceitos importantes como o entendimento de sistemas de estados e analisadores de cadeias, temas de relevância para a formação de estudantes. A disciplina se mostra em alguns momentos complexa, sendo necessário usar ferramentas que auxiliem a aprendizagem do conteúdo. Com o objetivo de facilitar o estudo dos alunos da área da computação e auxiliar os professores, foi desenvolvido o aplicativo moblie que permite o fácil acesso a um ambiente de aprendizagem prática. Através do aplicativo os professores podem criar exercícios do conteúdo de Autômatos Finitos Determinísticos (AFD) e disponibilizar para os alunos responderem. O aplicativo analisa as respostas e verifica se as mesmas estão erradas ou corretas. As ferramentas que foram utilizadas para o desenvolvimento do aplicativo foram a engine Unity, juntamente com a Integrated Development Environment (IDE) Visual Studio. O aplicativo foi desenvolvido usando linguagem de programação C#, sendo intuitiva de fácil manuseio pelos alunos e professores.
Palavras-chave: Aplicativo
Linguagens formais e autômatos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4348
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - Daniel Figueiredo Pereira.pdf8,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador