PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implementação de empresa aérea regional no centro-oeste brasileiro
Autor(es): Ferreira, Otavio Henrique Magrin Marques
Primeiro Orientador: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Bukzem, Salmen Chaquip
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral, Frederico
Resumo: Este estudo teve como objetivo apontar os principais impactos do abandono do centro oeste Brasileiro na falta de uma malha aérea operada por uma companhia regional. Para isso, foi utilizado a metodologia descritiva e os métodos de pesquisa documental e bibliográfico. Ao longo das abordagens identificaram-se e elencaram-se alguns fatores externos que se relacionam a forma de comportamento organizacional em frente ao ambiente histórico como as regulamentações do setor, situações econômicas do país, os modelos externos de administração da malha aérea e política interna do país. Para comprovar as ideias expostas no trabalho foram coletados dados por meio de pesquisas nos anuários da agência nacional de aviação civil do Brasil e na organização mundial de aviação civil, a fim de compreender as mudanças nos cenários regulatórios, econômicos e políticos que afetaram o setor aéreo no passar dos anos. Essas mudanças afetaram profundamente a malha aérea nacional durante a história da aviação criando uma grande área sem atendimento, o que gera uma reserva de mercado gigantesco para as companhias em operação atualmente. Nos últimos trinta anos o país presenciou uma grande mudança com empresas que eram as fundadoras da aviação aérea Brasileira e deixaram de operar e outras novas que surgiram com novas políticas, estilos de administração e atendimento ao cliente, com isso veio a desregulamentação do setor. Na última década o país passou por uma forte crise política e econômica que dificultou as operações das companhias aéreas em rotas que não eram de grande lucratividade e algumas áreas ficaram abandonadas. Já em 2019 a região do centro oeste Brasileiro só recebia a malha aérea nacional em suas capitais e algumas poucas cidades, e mesmo assim com poucos voos. Com a crise do SARS-Covid 19 essas rotas foram esquecidas completamente e o que já era deficiente foi totalmente abandonado. Neste trabalho será demonstrado o potencial e importância da operação na região centro oeste para a aviação nacional. Nos últimos dados apresentados durante o início de 2022, a taxa de ocupação da região centro oeste em determinadas linhas é de oitenta e cinco por cento, isso fica mais latente quando a economia da cidade é alimentada pelo agronegócio. Por fim, conclui-se que uma empresa aérea implementada no centro oeste é extremamente viável e de grande necessidade para a região.
Abstract: This study aimed to point out the main impacts of the abandonment of the Brazilian Midwest due to the lack of an air network operated by a regional company that would serve the vast Brazilian air space that is located in the states of Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Oeste Bahia and west of the state of Minas Gerais. For this, the descriptive methodology and the documentary and bibliographic research methods were used. Throughout the approaches, some external factors were identified and listed that relate to the form of organizational behavior in front of the historical environment such as sector regulations, economic situations in the country, external models of air network administration, internal policy of the parents. To prove the ideas defended in the work, data were collected through research in the yearbooks of the National Civil Aviation Agency of Brazil and the World Civil Aviation Organization ICAO, in order to understand the changes in the regulatory, economic and polítical scenarios that affected the sector. air over the years. These changes have profoundly affected the national air network during the history of Brazilian air aviation, thus creating a large unserved area of the national air network, together with this, it also creates a gigantic reservation for the companies in operation today. In the last thirty years the country has witnessed a major change in national aviation, companies that were the founders of Brazilian air aviation ceased to operate and new ones emerged with new policies, management styles and customer service, with that came the deregulation of the sector in question. and with that some areas stopped being attended. In the last decade, the country went through a strong polítical and economic crisis that made it difficult for airlines to operate on routes that were not very profitable and leave the standard of fleets that airlines operated at that time. In 2019, the Brazilian Midwest region only received the national air network in its capitals and a few cities, and even so, served with few flights and doomed to oblivion by them. With the SARS-Covid 19 crisis these routes were completely forgotten and what was already very poorly attended was totally abandoned. During the work, the potential and importance given to national aviation will be demonstrated. This becomes more latent when the city's economy is fueled by agribusiness. Finally, it is concluded that an airline implemented in the Brazilian Midwest is extremely viable and of great need for the region.
Palavras-chave: Aviação
Centro-Oeste
Estratégia de mercado
Aviação regional
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4325
Data do documento: 8-Jun-2022
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