PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapeamento das condições meteorológicas adversas nas rotas Brasil-Europa da ZCIT com base nas cartas SIGWX de 2012 a 2021
Título(s) alternativo(s): Mapping of adverse weather conditions on Brazil-Europe routes of ZCIT based on SIGWX charts from 2012 to 2021
Autor(es): Bispo, Emily Christini Neves
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Andréluiz da Silva
Resumo: A Zona de Confluência Intertropical (ZCIT), por estar localizada em uma região quente e úmida do planeta, próxima à linha do Equador, apresenta tendência de formação de nuvens de tempestade, as Cumulonimbus (CB). Considerando essa tendência natural, este estudo tem como objetivo verificar e analisar uma determinada parte da ZCIT por onde passam aeronaves da rota Brasil-Europa, com vistas a mapear tal região e comprovar a ocorrência diária das CB. Para atingir este objetivo, a metodologia adotada é de natureza básica, cujos procedimentos são bibliográficos e documentais. Os documentos analisados foram cartas SIGWX norte-americanas disponíveis na REDEMET consideradas para as 18 UTC e entre os anos de 2012 e 2022. Além disso, foram selecionados apenas quatro quadrantes da ZCIT, cujas latitudes compreendem de 10ºN a 10ºS e 20ºW a 40ºW. Desta forma, a partir do método adotado, foi possível constatar elevada frequência de nuvens CB isoladas embutidas para os quadrantes 1 e 2 entre as 18 UTC e 23:45 UTC, formadas em 3.222 dias dos 10 anos estudados. Foram identificados, ainda, os anos de maior ocorrência, 2013 e 2020, bem como os meses mais propícios para a formação dessas nuvens, dezembro e janeiro. Também se observou o topo mais elevado encontrado, FL580. Diante desses resultados, verifica-se que a rota das aeronaves que navegam entre Brasil-Europa, em ambos os sentidos, passa constantemente por estes quadrantes afetados pelas nuvens CB e que, provavelmente, tais formações se desenvolvem para tempestades. À vista disso, é necessário que pilotos lidem com essa região com muita atenção. Entre as estratégias para voar sob estas condições, destacam-se o uso imprescindível de radar meteorológico de bordo, o planejamento meteorológico eficaz, a utilização de todas as informações de tempo disponíveis para a rota e a necessidade de desvio da nuvem. Por outro lado, observa-se que a extensão horizontal dos quadrantes 1 e 2 dificulta o desvio das nuvens da ZCIT. Isto significa que é necessário buscar rotas alternativas para o trajeto mencionado, ainda que seja um desafio. Por fim, outro aspecto sugerido é a elaboração de estudos que avaliem a possibilidade de alteração do horário da travessia adotado para o sentido Brasil-Europa, que ocorre normalmente no período noturno, coincidindo com os horários identificados de formação pesada.
Abstract: The Intertropical Confluence Zone (ITCZ), due to being located in a hot and humid planet’s region, close to Equator circle, tends to form storm clouds, the Cumulonimbus (CB). Considering this natural tendency, this study aims to verify and analyze a part of ITCZ crossed by aircraft at Brazil-Europe route, in order to map this region and prove CB daily occurrence. In order to achieve this objective, the methodology of a basic nature and bibliographic and documentary procedures is adopted. The documents analyzed were North American SIGWX charts available at REDEMET considered for 18 UTC and between the years 2012 – 2022. Only four quadrants of ITCZ were selected, whose latitudes range from 10ºN to 10ºS and 20ºW to 40ºW. From the method adopted, it was possible to verify a high frequency of isolated CB clouds embedded for quadrants 1 and 2 between 18 UTC and 23:45 UTC, formed on 3.222 days of the 10 years studied. The years with highest occurrence were also identified, 2013 and 2020, as well as the most favorable months for the formation of these clouds, December and January. The highest peak found, FL580, was also observed. Given these points, it evidences that aircraft route between Brazil and Europe, in both directions, constantly passes through these quadrants affected by CB clouds and probably such formations develop into storms. With this in mind, it is necessary for pilots to deal with this region very carefully. Among the strategies for flying under these conditions are the essential use of on-board weather radar, effective weather planning, use of all available weather information for the route and the need to avoid the cloud. On the other hand, it is observed that the horizontal extension of quadrants 1 and 2 makes it difficult to deviate the ITCZ clouds. This means that it is necessary to look for alternative routes for the mentioned route, even if it is a challenge. Finally, another aspect suggested is the elaboration of studies that evaluate the possibility of changing the crossing time adopted for Brazil-Europe direction, which normally occurs at night, coinciding with the identified times of heavy training.
Palavras-chave: Zona de convergência intertropical
Intertropical convergence zone
Nuvens cumulonimbus
Rota Brasil-Europa
Redemet
Cumulonimbus clouds
Brazil-Europe route
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::METEOROLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4320
Data do documento: 13-Jun-2022
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