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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4293
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Frenagem regenerativa em máquinas CC |
Autor(es): | Lemos, Filipe Lacerda |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Carlos Alberto Vasconcelos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bezerra, Carlos Daniel de Sousa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Medeiros, Antonio Marcos de Melo |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa, análise, simulação e montagem de um sistema de frenagem regenerativa por meio de motores de corrente contínua com excitação independente ou a ima permanente, com controle pela armadura a partir de uma rede AC, tendo como atuador um conversor Dual de dois pulsos operando com corrente de circulação. A busca por desenvolvimento sustentável e a recuperação de energia em sistemas mecânicos é cada vez maior, a partir disso foi discutido estudos teóricos sobre o assunto abordado, e técnicas eletrônicas para o acionamento da máquina CC. Foi feito um modelo matemático, simulando e analisando os resultados gerados na aplicação da tecnologia de frenagem. Esses estudo e metodologia nortearam o desenvolvimento do protótipo de experimentação, verificando a possibilidade da frenagem regenerativa com a utilização do conversor dual. A partir deste estudo, o protótipo foi construído e os experimentos realizados comprovaram que é possível a regeneração da potência durante a frenagem da máquina cc. O sistema de controle foi realizado em malha aberta, desta forma a potência regenerada pode ainda ser maior através de uma técnica de controle apropriada. |
Abstract: | This course conclusion work aims to develop a methodology for research, analysis, simulation and assembly of a regenerative braking system using DC motors with independent excitation or permanent magnet, controlled by the armature from an AC network, having as actuator a Dual pulse converter operating with circulating current. The search for sustainable development and energy recovery in mechanical systems is increasing, from that on, theoretical studies on the subject discussed were discussed, as well as electronic techniques for driving the DC machine. A mathematical model was made, simulating and analyzing the results generated in the application of braking technology. These research and methodology guided the development of the experimental results, verifying the possibility of braking regeneration using the Dual Converter. From this study, the experiment was built and the tests verified that it is possible to confirm the power during the braking of the CC machine. The control system was properly realized in open loop, in this way the regenerated power can be even higher through a control technique. |
Palavras-chave: | Frenagem regenerativa Conversor dual Máquinas CC |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4293 |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia Elétrica |
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