PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4225
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conscientização na infância pela igualdade e inclusão social por meio de recursos imagéticos
Autor(es): Lima, Débora Faleiro de
Primeiro Orientador: Hsuan-An, Tai
metadata.dc.contributor.referee1: Hsuan-An, Tai
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, João Paulo de Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Nancy de Melo Batista
Resumo: Os casos de injustiça e desigualdade contra as pessoas consideradas “diferentes” ou pertencentes aos grupos de “minorias” ocorrem com frequência na nossa sociedade, em diversas situações na vida urbana brasileira. Muitos casos são causados por preconceito e discriminação, que se manifestam em vários graus de gravidade, e alguns chegam até o nível de crimes hediondos. No Brasil, um país multirracial e multicultural de grande diversidade, ainda existem o preconceito e a discriminação na população notavelmente calorosa e tolerante. Este fato se deve aos vários fatores – econômico, social, ideológico e político, e à conjuntura atual. Mas, a falta de compreensão, empatia e tolerância deve ser a causa mais primordial. A presente pesquisa quer buscar uma proposta, por meio do design, que possa contribuir para a redução do problema de preconceito e discriminação, e consequentemente a injustiça e a desigualdade no relacionamento humano. O trabalho de conscientização na população pela coibição de preconceito e discriminação é fundamental, mas complexo e árduo, que depende muito da mídia e da publicidade, a longo prazo. Tornou-se importante e imprescindível a educação infantil pela causa da igualdade, justiça, inclusão e acessibilidade. Um dos recursos e materiais é o uso de livros infantis atrativos, voltados para essa causa, que utilizem textos e imagens convincentes, com uma linguagem criativa, apropriada e interessante que consigam conscientizar as crianças a evitar o preconceito e a discriminação. O projeto desenvolvido e apresentado é um livro com conteúdo fundamentado em princípios que exaltam o amor, a amizade, a empatia, a igualdade, e a harmonia.
Abstract: Cases of injustice and inequality against people considered “different” or belonging to “minority” groups occur frequently in our society, in different situations in Brazilian urban life. Many cases are caused by prejudice and discrimination, which manifest themselves in varying degrees of severity, and some even reach the level of heinous crimes. In Brazil, a multiracial and multicultural country of great diversity, prejudice and discrimination still exist in the remarkably warm and tolerant population. This fact is due to several factors – economic, social, ideological, political, and to the current conjuncture. But the lack of understanding, empathy and tolerance must be the most root cause. The present research wants to seek a proposal, through design, that can contribute to the reduction of the problem of prejudice and discrimination, and consequently the injustice and inequality in human relationships. The work of raising awareness among the population for the prevention of prejudice and discrimination is fundamental, but complex and arduous, which depends a lot on the media and publicity, in the long term. Early childhood education has become important and essential for the cause of equality, justice, inclusion, and accessibility. One of the resources and materials is the use of attractive children's books, aimed at this cause, which use convincing texts and images, with creative, appropriate, and interesting language that manage to make children aware of avoiding prejudice and discrimination. The project developed and presented is a book with content based on principles that exalt love, friendship, empathy, equality, equality, and harmony.
Palavras-chave: Discriminação
Preconceito
Inclusão social
Igualdade social
Conscientização na infância
Livros infantis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4225
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Débora Lima (2) (2).pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador