PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4214
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do risco de quedas em idosos atendidos em uma unidade básica de saúde
Autor(es): Ferreira, Andressa Cares
Primeiro Orientador: Nascimento, Leonardo Lopes do
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Leonardo Lopes do
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Valdimar
metadata.dc.contributor.referee3: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Introdução - O envelhecimento é um processo que acontece naturalmente, levando ao comprometimento das funções do organismo o que pode acarretar a queda do idoso. A etiologia das quedas é multifatorial e podem ser divididos em fatores extrínsecos e intrínsecos sendo assim a principal causa de morte e lesões. Objetivos – avaliar o risco de quedas e caracterizar o perfil dos idosos frequentadores de uma Unidade Básica de Saúde. Métodos - Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal que avaliou o risco de quedas em 40 idosos frequentadores de uma Unidade Básica de Saúde, por meio do questionário Fall Risk Score, com pontuação de 0 a 11, pontuação > 2 é igual a alto risco de quedas, composto por vários domínios, mas, apenas 5 critérios de avaliação: medicação, frequência de quedas, déficit sensorial, estado mental e marcha. Na análise estatística foi usado o teste de Shapiro-Wilk, teste t de Student e Qui-quadrado de Pearson/Posthoc por meio do pacote Statistical Package for Social Science) versão 26,0 e com significância de 5% (p < 0,05). Resultados – Os 40 idosos avaliados eram predominantemente do sexo feminino, com idade média 66,88 ± 5,97 anos, predominantemente do sexo feminino (75%), casadas (42,5%) com sobrepeso (55%), baixa escolaridade (52,5%), com marcha insegura (44%), com queda da própria altura (70,8%) e faziam uso de anti-hipertensivos (78,3%).Conclusão - Os entrevistados foram caracterizados em mulheres, casadas, hipertensas, com sobrepeso, quedas da própria altura em quintais, baixa escolaridade e marcha insegura, classificados com alto risco de quedas, por fatores intrínsecos e/ou extrínsecos, os quais podem ser identificados e evitados através de planejamentos individuais de medidas preventivas.
Palavras-chave: Idoso
Avidente por quedas
Saúde do idoso
Envelhecimento
Aged
Accidental falls
Health of the elderly
Aging
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4214
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DO RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE .pdf338,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador