PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4201
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Posição prona na insuficiência respiratória por Covid-19: revisão de literatura
Autor(es): Barbosa, Andressa Daniela Souza Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Elizabeth Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Godói, Sérgio Corrêa de
Resumo: Introdução: A COVID-19 é uma doença infectocontagiosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), cujos sintomas mais comuns são fadiga, tosse e febre, linfopenia, dor de cabeça e diarreia. Uma proporção significativa de indivíduos infectados desenvolve a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e requer ventilação mecânica invasiva (VMI) e internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A manobra da posição prona (PP) consiste em posicionar o paciente em decúbito ventral, o que deve resultar em distribuição mais uniforme do estresse e da tensão pulmonar, melhora da relação ventilação/perfusão, da mecânica pulmonar e da parede torácica, contribuindo para redução da duração da VM e da taxa de mortalidade. Objetivo: Analisar os efeitos da PP na troca gasosa e nos desfechos dos pacientes com insuficiência respiratória acometidos por COVID-19. Métodos: Revisão de literatura realizada nas bases de dados da Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), no United States National Library of Medicine (PubMED), e por fim, realizou-se a busca ativa, analisando artigos encontrados nas referências dos estudos selecionados. Resultados: A amostra foi finalizada com 9 estudos, que demonstraram melhora significativa na oxigenação, na relação ventilação/perfusão, e na sobrevida dos pacientes. Fizeram parte desse estudo pacientes com mais de 18 anos de idade, diagnosticados com COVID-19, ventilados mecanicamente e permaneceram em prono por um período médio de 16 horas. As pesquisas foram conduzidas em 6 diferentes hospitais, e os protocolos empregados seguiram diretrizes distintas, de acordo com as equipes. Ao longo das sessões foi observado que a PP aumentou a PaO2/FiO2, prolongou a sobrevida dos pacientes, diminuiu o tempo de internação e assim reduziu a mortalidade. Conclusão: O posicionamento prono prolonga a sobrevida e melhora os parâmetros fisiológicos em pacientes em ventilação mecânica com SDRA moderada a grave devido ao COVID-19.
Palavras-chave: Coronavírus
Covid-19
Decúbito ventral
Posição prona
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4201
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2_Andressa_Daniela.pdf371,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador