PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4085
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca da sistematização da assistência de enfermagem na estratégia saúde da família
Autor(es): Mendes, Daniela de Freitas
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Lorena Aparecida de Oliveira Araújo
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica acerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE na Estratégia Saúde da Família - ESF. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir de buscas nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, ColecionaSUS, via Biblioteca Virtual em Saúde; e no PUBMED. Foram incluídos artigos publicados no período de 2016 a 2021, coletados utilizando os descritores e os operadores booleanos: ((Sistematização da Assistência de Enfermagem) OR (Processo de Enfermagem) AND (Estratégia Saúde da Família) OR (Atenção Primária à Saúde)). Os dados foram sintetizados em quadro e categorizados de acordo com ano, local de publicação, título, objetivo, tipo de estudo e principais resultados. Resultados: as buscas resultaram em sete artigos para análise, em que cinco deles levantaram como formas de sistematizar a assistência de enfermagem na ESF: a consulta de enfermagem, o uso da taxonomia CIPE e a aplicação do processo de enfermagem de forma padronizada e organizada. A análise dos artigos resultou, também, nos seguintes fatores facilitadores da SAE na ESF: aplicação da SAE no processo de cuidado, compreensão de sua importância, capacitação e conhecimento/ educação permanente, adoção de protocolos, impresso padronizado para a SAE, adoção de uma linguagem padronizada, envolvimento do enfermeiro com o trabalho, garantia de recursos humanos adequados, existência de prontuário eletrônico, apoio institucional, autonomia, organização e planejamento da equipe de saúde e uma melhor qualidade da assistência. Como aspectos dificultadores da SAE na ESF, encontrou-se: falta de capacitação dos profissionais por parte das instituições, qualidade da assistência, alta demanda, sobrecarga profissional, falta de sensibilidade sobre a importância da aplicação da SAE, deficiência dos registros dos enfermeiros, interrupções da consulta de enfermagem, falta de estrutura e recursos materiais, indefinição do papel do enfermeiro e múltiplas atribuições, inexistência de um guia, pouca familiaridade com as nomenclaturas, baixa complexidade dos pacientes, falha do enfermeiro ao realizar as etapas do PE, dimensionamento inadequado da equipe, falta de compreensão sobre o conceito de SAE e sobre sua operacionalização. Conclusão: ao analisar a produção científica acerca da SAE na Estratégia Saúde da Família, pode-se destacar as principais formas de sistematizar a assistência de enfermagem na ESF, os principais aspectos facilitadores e os principais aspectos dificultadores da implementação da SAE na ESF.
Palavras-chave: Sistematização da assistência de enfermagem
Processo de enfermagem
Estratégia saúde da família
Atenção primária à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4085
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3 Daniela 21 jun.pdfTCC Daniela190,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Daniela.pdfTermo de autorização para publicação RAG242,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador