PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4078
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca de novas tecnologias no tratamento de feridas
Autor(es): Francisco, Henrique Silva
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Lorena Aparecida de Oliveira Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Sandra Maria da Fonseca
Resumo: Introdução. Ao longo da história, o tratamento de feridas passou por diversas mudanças, deixando de ser algo empírico, tornando-se uma intervenção baseada em evidências científicas. Essa evolução só foi possível através dos avanços tecnológicos, com o desenvolvimento de estudos sobre os mecanismos bioquímicos do processo de cicatrização e assim pode-se definir qual o melhor produto a ser utilizado em cada tipo de ferida. Nos últimos centenários, houve o surgimento de novas tecnologias para o tratamento de feridas, com isso existindo no mercado atual inúmeros produtos como coberturas e outras tecnologias com o objetivo de promover e acelerar a cicatrização. E por se tratar de uma área tão complexa, atualmente o tratamento de feridas tornou-se área de especialização para profissionais da área da saúde, principalmente para a enfermagem. Sendo assim, objetiva-se analisar as evidências disponíveis na literatura sobre novas tecnologias para o tratamento de feridas, disponíveis no Brasil. Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa (RI), nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Critérios de inclusão: estudos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no período compreendido entre 2016 a 2021; critérios de exclusão estudos relacionados a procedimentos médicos exclusivos, produtos ou tratamento com objetivos estéticos, bem como tratamentos orais. Para a busca dos estudos científicos foram utilizados os descritores: feridas AND cicatrização AND tratamento. A análise dos dados foi realizada por meio da categorização dos resultados, por similaridade de conteúdo. Resultados. Após a coleta de dados, foram selecionados 26 estudos para leitura na íntegra, destacando as principais tecnologias para o tratamento de feridas - úlceras de pernas: fotobiomodulação, laser de baixa potência, gel de maleato de timolol, irradiação ultrassónica de baixa frequência, medicamento tópico a base de cannabis, “pó transformador”. LPP: gel de plasma rico em plaquetas e fotobiomodulação. Úlceras diabéticas: ativadores de pequenas moléculas do receptor de quimiocinas (CXCR4); biomembrana de hidrocolóide em pó (BioMem CpLP); terapia hiperbárica; microplasma; oxigenoterapia tópica; terapia por pressão negativa; exossomos. Queimaduras: Aloe Vera, extrato de minhoca e pele de tilápia. Conclusão. Realizando a análise das últimas evidencias disponíveis na literatura acerca das novas tecnologias para o tratamento de feridas e suas respectivas indicações, foram encontradas 22 novas formas de tratamento de feridas. Nos estudos encontrados estavam descritos os mecanismos de ação de cada tecnologia, entretanto em nenhum constava as contraindicações, evidenciando assim, a necessidade de mais estudos para a comprovação da eficácia de cada nova tecnologia e possíveis efeitos adversos.
Palavras-chave: Feridas
Cicatrização
Tratamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4078
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3 Henrique 21 Jun.pdfTCC Henrique372,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Henrique .pdf487,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador