PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4071
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca das principais situações de urgência e emergência na atenção primária à saúde
Autor(es): Santana, Larissa Silva de
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Lorena Aparecida de Oliveira Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Isabela Silva Levindo de
Resumo: Introdução: O Sistema Único de Saúde se rege em três princípios, sendo eles: universalidade, equidade e integralidade. Em 2017, a Política Nacional de Atenção Básica aprovada pela Portaria n. 2.436, estabelece um conjunto de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS. Tais diretrizes foram revisadas como normas e composições da Atenção Básica da Estratégia de Saúde da Família. Os profissionais de enfermagem têm o papel importante na ampliação dessas ações, constituindo a integralidade do cuidado e atendimento na busca de suprir as necessidades sociais, entretanto a qualidade desses serviços depende diretamente da capacitação desses profissionais, de uma estrutura física e econômica apropriada para o desenvolvimento de uma assistência eficiente e correta. Assim, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar as principais situações de urgências e emergências vivenciadas no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma revisão narrativa, que visa discutir o desenvolvimento de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou contextual. Resultados e discussões: Considera-se casos emergenciais pacientes que apresentam sinais de instabilidade nos sistemas vitais, com risco iminente de morte. O reconhecimento das situações de gravidade deve ser rápido, com intervenção precoce e manutenção da estabilidade circulatória e respiratória. Já os casos de urgência podem ser entendidos como uma situação clínica ou cirúrgica, que não precede do risco de morte iminente. Partindo da competência de avaliação, o enfermeiro é o primeiro profissional a responder às demandas de urgências e emergências por estar presente em quase todo período de funcionamento das Unidades Básica de Saúde. Conclusão: Portanto, o aperfeiçoamento dos profissionais de enfermagem com base nos estudos fundamentados auxilia no desenvolvimento de estratégias e nas minimizações dos problemas, como também uma rápida e estabilizada tomada de ações imediatas diante os casos de urgências e emergências na Atenção Básica.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Enfermagem de atenção primária
Enfermagem em emergência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4071
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3 Larissa 21 JUN.pdfTCC Larissa233,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Larissa.pdfTermo de autorização para publicação RAG485,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador