PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Eryka-
dc.creatorSilva, Lourrane Soares da-
dc.date.accessioned2020-12-10T21:12:42Z-
dc.date.available2020-12-10T21:12:42Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/404-
dc.description.abstractIntroduction: The human voice is the sound that results from a physiological action, identifying the person in terms of age, sex, race, physical size, personality characteristics and emotional state. Thus, it is important to highlight that the voice is an extremely important resource throughout life and that its misuse has contributed to the appearance of dysphonia and hoarseness. Objective: The objective of this study was to survey the literature about speech therapy activities with teachers. Method: This is a literature review, with a selection of articles that responded to speech therapy with teachers. The inclusion criteria were: articles that were in the Portuguese language, in the period from 2000 to 2019, articles that addressed the voice theme, speech therapy with teachers. Exclusion criteria were adopted: thesis, articles in the English language, review articles, monograph and reports of experiences. Results: In the initial search, 31 articles from the LIlacs database and 127 articles from the Scielo database were found, totaling 158 studies, of which 7 were selected for the study. The researched articles held workshops with teachers, groups of voice experiences, speech therapy programs for teachers, referral for specific exams and monitoring of teachers during their work. Conclusion: The review study found that speech therapy was very beneficial in the development of teachers' self-perception, in relation to health, teaching and voice, and strengthened them as agents of their well-being. And from that, oriented teachers obtained a significant improvement in vocal symptoms.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectProfessor-
dc.subjectFonoaudiologia-
dc.titleAtuação fonoaudiológica para professores: revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribas, Tânia Maestrelli-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6621-4939pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0200911871913505pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Silvia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1405592942813605pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Lucy Jane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A voz humana é o som que resulta de uma ação fisiológica, identificando a pessoa quanto à sua idade, sexo, raça, tamanho físico, características de personalidade e estado emocional. Desse modo é importante destacar que a voz é um recurso de extrema importância durante toda vida e que o mau uso dela tem contribuído para o surgimento de disfonias. Objetivo: O objetivo deste estudo foi fazer um levantamento da literatura, a respeito da atuação fonoaudiológica com professores. Método: Trata-se de uma revisão da literatura, com seleção de artigos que respondessem sobre a atuação fonoaudiológica com professores. Os critérios de inclusão foram: artigos, que estivessem na língua portuguesa, no período de 2000 a 2019, disponíveis na íntegra e que abordassem a temática voz e atuação fonoaudiologica com professores. Como critérios de exclusão foram adotados: tese, artigos na língua inglesa, artigos de revisão, monografia e relatos de experiências. Resultados: Na busca inicial foram achados 31 artigos da base LIlacs e 127 artigos da base Scielo, totalizando 158 estudos, dos quais 7 foram selecionados para o estudo. Os artigos pesquisados fizeram oficinas com professores, grupos de vivências de voz, programas de orientação fonoaudiológica para professores, encaminhamento para exames específicos e acompanhamento dos professores durante seu trabalho. Conclusão: O estudo de revisão constatou que a atuação fonoaudiologica foi muito benéfica no desenvolvimento da autopercepção dos professores, com relação saúde, docência e voz, e fortaleceu como agentes de seu bem-estar. E a partir disso os professores orientados obtiveram uma melhora significativa nos sintomas vocais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.relation.referencesANHAIA, Tanise C. et al. Efeitos de duas intervenções em professores com queixas vocais. Porto Alegre (RS), Audiol Commun Res. 2014. BEHLAU,Mara; DRAGONE,Maria Lúcia Suzigan;NAGANO,Lúcia. A voz que ensina. O professor e a comunicação oral em sala de aula. Rio de Janeiro: Revinter; 2004. BEHLAU, Mara.; PONTES, Paulo. Higiene Vocal. Cuidando da voz. Revinter: Rio de Janeiro, 2001. CARLINO, Fabiana C.; DENARI, Fátima E.; COSTA, Maria da P. R.; Programa de orientação fonoaudiológica para professores da educação infantil. São Paulo (SP), Distúrb Comum, Abril-2011. CHOI-CARDIM K, Behlau M, Zambon F. Sintomas vocais e perfil de professores em um programa de saúde vocal. REV. CEFAC. 2010, Set- Out; 12(5):811-819. CHRISTMANN, Mara K. et al. Ensaio clínico controlado e randomizado de terapia breve e intensiva com finger kazzo em professoras: estudo preliminar. Santa Maria (RS), Audiol Commun Res. 2017. FERREIRA, Leslie P. [et al]. Voz do professor: fatores predisponentes para o bem-estar vocal. In: Revista Distúrbio da Comunicação.São Paulo, 24(3): 379-387, dezembro, 2012. FERREIRA P. LESLIE; et al. Voz Do Professor: Gerenciamento de grupos. Distúrb Comum, São Paulo, 22 (3): 251-258, Dezembro, 2010, São Paulo. FERREIRA, Leslie P. et al. Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada à distância. São Paulo (SP), Distúrb Comum, Junho-2014. LIMA, ANTONIA ALDEISA DE. A voz do professor: reflexões sobre a atuação fonoaudiológica e saúde vocal. Universidade Pitágoras, 2018. Disponível em: <https://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/27076/1/ALDEISA%20ATIVIDADE%204.pdf> Acesso em 20 de outubro de 2020. MEDEIROS, A.M. Disfonia ocupacional docente. Monografia. Fonoaudiologia, Belo Horizonte, UFMG/Faculdade de Educação, 2010. SERVILHA, Emilse A.M.; ARBACH, Máryam P. Avaliação do Efeito de Assessoria Vocal com Professores Universitários. São Paulo (SP), Distúrb Comum, Agosto-2013. SILVERIO KCA, Gonçalves CGO, Penteado RZ, Vieira TPG, Libardi A, Rossi D. Ações em saúde vocal: proposta de melhoria do perfil vocal de professores. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2008 jul-set;20(3):177-82. XAVIER, Ivana A. L. N.; Santos, A. C. O.; Silva, D. M. SAÚDE VOCAL DO PROFESSOR: Intervenção Fonoaudiológica na Atenção Primária à Saúde. Rev. CEFAC. 2013 Jul-Ago. ZAMBOM F.; Behlau M. Bem-estar vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz. São Paulo: Roca, 2002, 199p-2015p.pt_BR
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.levelFonoaudiologia-
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