PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4010
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Depressão puerperal: o papel do enfermeiro na atenção primária
Autor(es): Dias, Mylenna Michelle Ribeiro
Primeiro Orientador: Coelho, Maria Alice
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: Introdução: A depressão puerperal ou depressão pós-parto (DPP), consiste em distúrbio psiquiátrico que causa alterações emocionais, físicas, cognitivas e comportamentais, que tem início abrupto nas primeiras quatro semanas de pós-parto, causando impacto na relação mãe-filho. Aceita- se como depressão pós-parto também aquela que se inicia até um ano após o parto (BRASIL, 2012). O presente estudo busca demonstrar a atuação do profissional de enfermagem quanto a assistência prestada em casos de DPP. Objetivos: Analisar a atuação do enfermeiro da atenção primária na assistência prestada aos casos de depressão puerperal, conhecer o perfil dos enfermeiros que prestam assistência ao pré-natal, verificar se o roteiro da consulta realizada pelo enfermeiro contém informações destinadas à detecção precoce de depressão puerperal, identificar os benefícios da detecção precoce de psicose puerperal para o tratamento da doença, Identificar as estratégias de intervenção do enfermeiro da atenção primária para a prevenção de casos e para orientação das gestantes e puérperas quanto ao tema. Material e método: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo realizado em quatro unidades básicas de saúde da família do município de Goiânia-GO. As unidades selecionadas possuíam em sua rotina as consultas de pré-natal, parto e pós-parto. Fizeram parte da pesquisa os enfermeiros que atuavam em cada USF. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas relacionadas ao tema. A análise de conteúdo foi utilizada para a análise dos dados coletados. Resultados e Discussão: Os enfermeiros das unidades básicas atuam na área há mais de dez anos, os mesmos possuem conhecimento quanto ao tema, mas não possuem um método específico para detecção precoce da DPP e nem estratégias eficientes para intervenção precoce nos casos detectados. Conclusão: O estudo permitiu observar que a fragilidade do conhecimento e da execução das estratégias de intervenção pode afetar diretamente a qualidade da assistência prestada a mulher. Deste modo a capacitação dos profissionais de enfermagem como também daqueles que compõe a equipe de estratégia de saúde da família se faz necessária uma vez que o entendimento científico sobre assunto melhora o desempenho do profissional. Descritores: Depressão. Pós-parto. Depressão pós-parto.
Palavras-chave: Depressão
Pós-parto
Depressão pós-parto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4010
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC III Mylenna Michelle Ribeiro Dias Final.docx5,26 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador