PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3920
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulheres privadas de liberdade: sexualidade e os riscos das infecções sexualmente transmissíveis
Autor(es): Souza, José Henrique Barbosa
Primeiro Orientador: Silva, Maria Aparecida da
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: Introdução: as mulheres privadas de liberdade possuem necessidade especial quando se fala em saúde, pois apresentam elevados riscos de adoecimento, considerando o ambiente insalubre e a facilidade de proliferação de alguns microrganismos causadores de diversas doenças. Assim, os objetivos deste estudo foi conhecer o cenário/condição de saúde de mulheres em situação de privação de liberdade, assim como compreender o significado para elas sobre sexualidade, as práticas sexuais e os riscos para IST. Método: trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu em outubro de 2021, por meio de questionário semiestruturado com participação de 19 mulheres privadas de liberdade, em uma penitenciária feminina do estado de Goiás. Os depoimentos foram escritos pelas próprias participantes, logo após transcritos, seguido da análise do conteúdo. Todo o estudo foi desenvolvido dentro dos preceitos éticos de pesquisa, a partir da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas/UFG sob o n° 2.500.582. Resultados: as mulheres participantes desse estudo, são em sua maioria jovens adultas, de cor parda e possuem algum tipo de renda dentro do presidio, o número de reincidência no crime nesse grupo é preocupante. Com o conteúdo expresso nas entrevistas chegou-se a três categorias de análise: sexualidade na percepção de mulheres privadas de liberdade; prática sexual de MPL e os riscos para infecções sexualmente transmissíveis e equidade de gênero no atendimento em saúde entre homens e mulheres privados de liberdade. Considerações: as mulheres privadas de liberdade possuem conhecimento superficial sobre sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e os meios de prevenção, deixando-as vulneráveis. A oferta de preservativo, o acesso facilitado aos serviços de saúde e as ações educativas desenvolvidas por profissionais de saúde do presídio podem contribuir para diminuição da vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis.
Palavras-chave: Saúde da mulher
Prisioneiros
Infecções sexualmente transmissíveis
Sexualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3920
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José.Henrique.TCC.III.PDF.V.Final.Pós.JOCIENF.15.06.2022.1.P.RAG.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
José.Henrique.TCC.III.Termo.Autoriza.RAG.2022.1.pdf590,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador