PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3918
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vacinação e direito à saúde na percepção de mulheres privadas de liberdade no espaço de cárcere
Autor(es): Bizinoto, Ana Luísa Santos
Primeiro Orientador: Silva, Maria Aparecida da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Glenda Batista de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: Introdução: O ambiente carcerário é marcado pela precariedade de higiene o que contribui para maior exposição das mulheres privadas de liberdade às doenças infectocontagiosas, dada a facilidade com que os agentes infecciosos circulam nesse ambiente. Muitas doenças transmissíveis prevalentes nas prisões podem ser evitadas pela vacinação. Dessa forma, as vacinas surgem como ação de promoção da saúde viável dentro do sistema prisional. Objetivos: conhecer e descrever a percepção de dessas mulheres quanto ao significado de vacinação, o direito e acesso à proteção à saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com características descritivas, para a qual foram selecionadas, para a coleta de dados, mulheres privadas de liberdade em uma unidade prisional situada no estado de Goiás. Para a efetividade do estudo contou com a colaboração de 19 mulheres apenadas em conformidade com determinações do CEP n.° 2.500.582. A coleta dos dados foi realizada por meio de um formulário semi-estruturado contendo perguntas fechadas e abertas diretivas da entrevista. Esses dados foram coletados na segunda quinzena de outubro de 2021. Resultados: O perfil sociodemográfico dessas mulheres revela que elas, em sua maioria, são jovens adultas, não-brancas, solteiras e advém de extratos sociais menos favorecidos, o que pressupõe maior participação delas na criminalidade. A partir das entrevistas, originou-se a categoria: o alcance do programa nacional de imunização na promoção da saúde de agravos imunopreveníveis em mulheres privadas de liberdade, o qual aborda sobre as percepções dessas mulheres sobre vacinação e saúde. Considerações: Os resultados permitem considerar que o grupo possui conhecimento breve sobre as vacinas e algumas de suas finalidades, frente aos significados e conceitos evidenciados nos depoimentos. Quanto aos direitos à saúde, as lacunas na assistência são percebidas e sentidas por essa população. Portanto, espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar intervenções de saúde no sistema prisional no que a integralidade do cuidado.
Palavras-chave: Vacinação
Mulheres
Prisioneiros
Direito à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3918
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana.Luisa.TCC.III.PDF.V.Final.Pós.JOCIENF.15.06.2022.1.P.RAG.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ana.Luisa.TCC.III.Termo.Autoriza.RAG.2022.1.pdf599,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador