PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3915
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócios: viabilidade de um bar sertanejo na região de Goianésia - GO
Título(s) alternativo(s): Business plan: feasibility of a country bar in the Goianésia - GO region
Autor(es): Souza, Letícia Vieira Couto
Primeiro Orientador: Mesquita, Gisely Jorge
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Jolson da Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
Resumo: As motivações para se iniciar um negócio são diversas, contudo, o objetivo é sempre o mesmo: construir um negócio de sucesso e que seja destaque e referência no mercado. O estudo prévio do negócio aumenta a chance de sucesso, ou ainda mostrar a incapacidade do negócio de ser lucrativo. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo realizar um plano de negócio de um bar temático com shows ao vivo na cidade de Goianésia-GO, a fim de verificar sua viabilidade financeira e de mercado. Então, foram adotados alguns procedimentos e etapas para a sua conclusão, sendo: análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, construção de cenários e avaliação estratégica. Quanto a metodologia, o presente trabalho fez uso da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de mercado de natureza aplicada, bem como utilizou o método de pesquisa exploratória e descritiva e os dados foram coletados por meio de abordagem quali-quantitativa. Assim, por meio dos métodos utilizados tornou-se possível elaborar um plano de negócio com informações sobre as principais áreas funcionais da empresa objeto, sendo possível analisar os indicadores de viabilidade do empreendimento.
Abstract: The motivations for starting a business are diverse, however, the objective is always the same: to build a successful business that stands out and is a reference in the market. The prior study of the business increases the chance of success, or even shows the inability of the business to be profitable. Therefore, this article aimed to carry out a business plan for a bar, in order to verify the financial and market viability for its opening. Thus, some procedures and steps were adopted for its conclusion, namely: market analysis, marketing plan, operational plan, financial plan, scenario building and strategic evaluation. As for the methodology, the present work made use of bibliographic research and market research of an applied nature, as well as using the exploratory and descriptive research method, and data were collected through a qualitative-quantitative approach. Thus, through the methods used, it became possible to prepare a business plan with information about the main functional areas of the object company, making it possible to analyze the feasibility indicators of the enterprise.
Palavras-chave: Bar temático
Themed bar
Empreendedorismo
Plano de negócio
Bar sertanejo
Entrepreneurship
Business plan
Country bar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3915
Data do documento: 7-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Letícia Vieira Couto Souza FINAL.pdf784,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador