PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo do comportamento do consumidor dos e-commerce’s de varejo de vizinhança
Título(s) alternativo(s): Study of consumer behavior of neighborhood retail e-commerce's
Autor(es): Parreira, Elen Neves
Primeiro Orientador: Mesquita, Gisely Jorge
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Jolson da Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
Resumo: As empresas de varejo têm adotado variadas formas de atender o seu público, inovando no mercado e buscando um diferencial por meio da tecnologia. Este trabalho tem como objetivo identificar e conhecer os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores em relação ao varejo de vizinhança on-line (os e-commerce’s), e conhecer as perspectivas desses consumidores quando recorrem a esses serviços. Este é um mercado que surge em um momento em que as pessoas estão mais atentas as novas tecnologias e, por isso, entender a conduta do cliente é fundamental para aplicar estratégias e empreender novas oportunidades no mercado. Para o alcance do objetivo, utilizou-se pesquisas bibliográficas, consultando livros, em periódicos. O estudo de campo foi realizado por meio de um formulário aplicado via Microsoft Forms com 104 respondentes escolhidos aleatoriamente e tendo como foco levantar opiniões, dificuldades e impeditivos encontrados pelos consumidores, a fim de buscar sugestões de melhorias expressadas pelos usuários. Os resultados da pesquisa mostraram que os consumidores ainda preferem mais a forma presencial do que a on-line ao comprar em varejos de vizinhança, tendo a rapidez e segurança como principais fatores que influenciam nessas preferências.
Abstract: Retail companies have adopted a variety of ways to serve their audience, innovating in the market and seeking a differential through technology. This work aims to identify and understand the factors that influence the behavior of consumers in relation to online neighborhood retail (e-commerce's), and to know the perspectives of these consumers when they use these services. This is a market that emerges at a time when people are more aware of new technologies and, therefore, understanding customer behavior is essential to apply strategies and undertake new opportunities in the market. To reach the objective, bibliographic research was used, consulting books, in periodicals. The field study was carried out through a form applied via Microsoft Forms with 104 randomly chosen respondents, focusing on raising opinions, difficulties and impediments encountered by consumers, in order to seek suggestions for improvements expressed by users. The survey results showed that consumers still prefer the face-to-face method more than the online one when shopping in neighborhood retailers, with speed and safety as the main factors that influence these preferences.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Consumer behavior
E-commerce
Varejo de vizinhança
Neighborhood retail
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3912
Data do documento: 8-Jun-2022
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