PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3894
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimento de acadêmicos de fisioterapia sobre os efeitos do narguilé
Autor(es): Pires, Julia Magalhães
Primeiro Orientador: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Elizabeth Rodrigues de
Resumo: Introdução: O consumo do narguilé, espécie de cachimbo que contém um fornilho onde o tabaco é colocado, um compartimento para o carvão, um vaso para água, mangueira e bocal, tem aumentado no mundo todo, principalmente entre adolescentes em idade escolar e estudantes universitários. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos acadêmicos de Fisioterapia sobre os efeitos do narguilé, relacionar o nível de conhecimento com o perfil sociodemográfico e com o período cursado. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e analítico, com amostra composta por 153 alunos de Fisioterapia. Os instrumentos da coleta de dados foram um formulário com dados sociodemográficos e um questionário com 20 questões sobre os efeitos do narguilé. Resultados: Quanto à caracterização socioeconômica, a média de acertos dos acadêmicos com companheiros foi significativamente maior (p = 0,01), assim como a média de pontuação dos alunos com renda mensal familiar até 4 salários-mínimos (p = 0,01). O conhecimento foi alto quando avaliado se o narguilé é uma alternativa menos nociva de tabagismo, se as toxinas da fumaça são filtradas pela água, se os níveis de CO são elevados, e a compreensão sobre as doenças pulmonares e infecciosas. Sobre a comparação dos prejuízos resultantes de uma sessão de narguilé, o desenvolvimento de síndrome metabólicas em fumantes, halitose e níveis de alcatrão e nicotina, o conhecimento foi baixo. Não foram obtidos resultados significativos quando comparados os períodos em que os alunos que encontravam. Conclusão: Os estudantes apresentam baixo conhecimento em relação a questões relevantes, o que desperta a necessidade de rever os conteúdos programáticos e os objetivos pedagógicos, a fim de melhor preparar o aluno para desempenhar efetivamente seu papel no controle do tabagismo.
Palavras-chave: Fisioterapia
Narguilé
Estudantes
Tabagismo
Nível de conhecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3894
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2_Julia_Pires.pdf
  Restricted Access
388,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador