PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3892
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo: as razões de empreender e os impactos e desafios no período da pandemia
Título(s) alternativo(s): Entretreneurship: the reasons to undertake and the impacts and challenges in the perio of the pandemic
Autor(es): Brasil, Leni Gabrielli Dias Barreto
Primeiro Orientador: Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Irene
metadata.dc.contributor.referee3: Evangelista, Maria Aparecida Vaz
Resumo: As significativas mudanças constantes na economia e principalmente no período de pandemia, fez com que o número de desemprego crescesse e cada vez mais pessoas busquem formas de sustento criando o próprio negócio. O objetivo da pesquisa foi conhecer as motivações e necessidades que levaram pessoas a empreender, detalhar o que mudou após criar o próprio negócio, quais as ações para mantê-lo, como foi o processo de inovação e o perfil e desafios de empreender. Metodologicamente utilizou-se da pesquisa exploratória descritiva com análise qualitativa a partir de entrevistas realizadas, gavadas e transcritas, com empreendedores de distintas áreas comerciais, tendo como critério de escolha, a acessibilidade, disponibilidade e interesse dos entrevistados. Os resultados respondendo as problematizações trazem como empreender transformou a vida do empreendedor, as dificuldades enfrentadas por quem escolhe criar o próprio negócio e as ideias inovadoras que deram certo perante uma realidade incerta.
Abstract: The significant constant changes in the economy and especially in the pandemic period, caused the number of unemployment to grow and more and more people seek ways to earn a living by creating their own business. The objective of the research was to know the motivations and needs that led people to undertake, to detail what changed after creating their own business, what actions were taken to maintain it, how was the innovation process and the profile and challenges of undertaking. Methodologically, descriptive exploratory research was used with qualitative analysis based on interviews carried out, recorded and transcribed, with entrepreneurs from different commercial areas, having as choice criteria, accessibility, availability and interest of the interviewees. The results answering the problematizations show how entrepreneurship has transformed the entrepreneur's life, the difficulties faced by those who choose to create their own business and the innovative ideas that worked in the face of an uncertain reality.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Entrepreneur
Administração
Inovação
Pandemia
Administration
Innovation
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3892
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG TCC LENI .pdf245,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador