PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3890
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fisioterapia nas alterações funcionais decorrentes da cirurgia de readequação de sexo: revisão de literatura
Autor(es): Silva, Isadora Soares da
Primeiro Orientador: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Gabriela Rios
Resumo: Introdução: Os indivíduos com sentimento profundo de não pertencimento ao sexo biológico, são denominados transexuais e acabam passando por várias transformações a fim de obter características de acordo com sua identidade de gênero. A vaginoplastia, procedimento cirúrgico para criação da vagina, é um dos recursos utilizados para confirmar a identidade de mulheres transexuais, que pode causar complicações e disfunções. Objetivos: Descrever as principais alterações funcionais apresentadas pelas mulheres submetidas à cirurgia de readequação de sexo; identificar e descrever as técnicas e recursos fisioterapêuticos indicados para tratá-las. Fontes dos dados: Lilacs, Medline, SciELO, PubMED, PEDro e Portal de periódicos da CAPES. Coleta de dados: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada por meio de um levantamento bibliográfico em bases de dados. Seleção dos estudos: 22 artigos foram selecionados, todos disponibilizados de forma integral, em meio eletrônico. Síntese dos dados: As complicações mais prevalentes foram: dor, dispareunia, incontinência urinaria, estenose vaginal e fraqueza da musculatura pélvica; e os protocolos de tratamento incluíram: educação em saúde sexual, terapia manual, técnica de dessensibilização, uso de dilatadores, biofeedback, eletroestimulação, exercício hipopressivo, massagem e alongamento na região perineal, exercícios terapêuticos presenciais e domiciliares. Conclusão: Os recursos e técnicas fisioterapêuticas indicados para tratamento de disfunções pélvicas em mulheres vêm sendo empregados nas mulheres transexuais. Porém, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos experimentais relacionados à abordagem da Fisioterapia nas pacientes submetidas à cirurgia de readequação, a fim de elucidar quais técnicas e recursos são mais eficazes.
Palavras-chave: Cirurgia de adequação sexual
Fisioterapia
Disfunção sexual
Disforia de gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3890
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2_isadora-soares.pdf367,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador