PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A questão mídia-estado no século XXI: uma análise da rede de comunicação Al Jazeera
Autor(es): Lago, Brunna Emanuele Soares
Primeiro Orientador: Alarcon, Danillo
metadata.dc.contributor.referee1: Pietrafesa, Pedro Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Guilherme Augusto Batista
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre mídia e o Estado no século XXI, bem como a motivação e interesse estatal em investir na disseminação de mídias estatais, a partir do estudo de caso da rede Al Jazeera do Qatar. Essa análise acontecerá à luz de conceitos chaves nas Relações Internacionais como poder brando e globalização, uma vez que com a evolução do sistema, novas formas de influência alteraram as configurações políticas de se lidar com outros atores. Não obstante, com o fluxo em que se dão os fatos no mundo globalizado e com a relevância da queda das barreiras ocasionadas pelos meios de comunicação, as lentes às quais as informações refletem, podem moldar o comportamento e as visões de mundo daqueles que as recebem. Para tal, o trabalho partirá da obra teórica de Joseph Nye (2011), especialmente sobre a questão do “poder brando”, e perpassará outros fenômenos globais como política internacional, linguagem e mídia. Através de uma revisão bibliográfica será estudado o caso da rede de comunicação estatal Al Jazeera (Qatar) que impactou o fluxo de notícias ao redor do mundo. A pesquisa aponta como essa rede midiática pode ser usada como um instrumento estatal para exercício de poder brando e disseminação de pontos de vista alternativos no sistema internacional tanto em sua versão árabe como em sua versão internacional, ambas com grande notoriedade e influência na atualidade.
Abstract: The present research aims to analyze the relationship between the media and the State in the 21st century, as well as the motivation and state interest in investing in the dissemination of state media, with the study case of the network Al Jazeera. This analysis will take place in the light of key concepts in International Relations such as soft power and globalization, since with the evolution of the system, new forms of influence changed the political configurations of dealing with other actors. However, with the flow in which the facts take place in the globalized world and with the relevance of the fall of barriers caused by the media, the lenses to which the information reflects can shape the behavior and worldviews of those who receive it. To this end, the work will start from the theoretical work of Joseph Nye (2011), especially on the issue of “soft power”, and will permeate other global phenomena such as international politics, language, and media. Through a bibliographic review, it will be studied the case of the state-owned communication network Al Jazeera (Qatar), that impacted the flow of news around the world. The research points out how this media network can be used as a state instrument for the exercise of soft power and the dissemination of alternative points of view in the international system, both in its Arabic and international versions, both with great notoriety and influence today.
Palavras-chave: Mídia
Poder brando
Estado
Al Jazeera
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3869
Data do documento: 6-Jun-2022
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