PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/376
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de flecha em lajes nas primeiras idades pós concretagem
Autor(es): Santos, Íthalo Rodrigues dos
Leite, Vinícius de Assis
Primeiro Orientador: Botassi, Sergio
metadata.dc.contributor.referee1: Carmo, Luciano Caetano do
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Cleverson Gomes
Resumo: As deflexões ou flechas ocasionadas em lajes quando ocorridas em valores elevados geram danos que podem ultrapassar os limites de serviço definidos em norma ou até mesmo induzir fissuras significativas e instabilidade estrutural. Esse problema vem se tornando cada vez mais recorrente ainda na fase de construção da edificação, principalmente proveniente da aceleração do processo de retirada de escoras, seja por pressão no atendimento de metas de cronograma ou falha na verificação técnica na idade da desforma. A partir desta constatação esta pesquisa busca analisar o comportamento das flechas em lajes simulando o tempo de retirada das escoras poucos dias pós-concretagem, levando com consideração as propriedades do concreto nas primeiras idades e fatores externos próximos da realidade de Goiânia-GO. Para auxiliar na obtenção dos resultados foram realizadas simulações numéricas de um conjunto estrutural de um pavimento, variando o tempo de retirada de escoras, idade de carregamento e condições de umidade do ambiente. Os resultados encontrados mostraram que, para o modelo analisado, a retirada do escoramento aos 7dias mostrou-se suficiente para atender aos limites estabelecidos por norma, preservando a garantia do desempenho estrutural e otimização de recursos empregados na execução de obras de construção civil.
Palavras-chave: Flechas
Idades iniciais do concreto
Retirada de escoras
Fluência
Estruturas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/376
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 - Versão Final.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador