PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Lucas Sardinha do-
dc.date.accessioned2022-03-17T20:17:56Z-
dc.date.available2022-03-17T20:17:56Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3738-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do surdopt_BR
dc.subjectLibras-
dc.subjectDireito-
dc.subjectLeis-
dc.subjectAluno-
dc.subjectAprendizagem-
dc.titleInclusão do aluno surdo na instituição educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amado, Suely Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123503399224088pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.contributor.referee1Amado, Suely Maria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123503399224088pt_BR
dc.contributor.referee2Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoA monografia trabalha o tema: Inclusão do Aluno Surdo na Instituição Educacional. O objetivo principal foi trabalhar a importância das Línguas de Sinais, Libras, e português. Os professores precisam aprender a comunicar com o aluno surdo. A metodologia foi leitura do Livro e resumo. Leitura das Leis que garantem a inclusão do surdo na escola e seu direito de aprender a partir da comunicação e expressão da linguagem de sinais e da linguagem falada. A autora principal foi Camila Machado de Lima (2015), com o livro Educação de Surdos: desafios para a prática de professores. Lucas aprende seu direito de aprender com qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispões sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei10436.pdf. BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/CNE/CEB. Disponível em: portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ CEB0201.pdf. BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. LIMA, Camila M. de. Educação de surdos: desafios para a prática e formação de professores. Rio de Janeiro: WARK, 2015. PINHEIRO, Lucineide M. A “Inclusão” escolar de alunos surdos: colaborações para pensar as adaptações curriculares. Curitiba: Appris, 2020. QUADROS, Ronice M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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