PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3730
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação sociodemográfica, econômica e da lesão que causou a deficiência das atletas do voleibol sentado
Autor(es): Silva, Mariana Carvalho e
Primeiro Orientador: Vitorino, Priscila Valverde de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee1: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Introdução: O voleibol sentado é uma das modalidades de esporte adaptado mais praticadas no Brasil. Entretanto, existem poucos estudos que avaliaram as atletas dessa modalidade. Objetivo: avaliar as condições sociodemográficas, econômicas e da lesão que causou a deficiência das atletas de um time de voleibol sentado. Método: estudo transversal descritivo realizado com sete jogadoras adultas de voleibol sentado. As participantes responderam um instrumento com dados sociodemográficos e referentes as causas da deficiência e a prática de exercício físico prévio e após a deficiência e ainda um questionário econômico. Os dados foram apresentados com frequências absolutas e relativas e mediana e intervalo interquartil. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás (parecer: 5.116.680 CAAE: 32207620.2.0000.0037). Resultado: a mediana de idade foi de 33,6 (IIQ: 30,3 – 38,5), a maioria procedente do Estado de Goiás (85,7%), brancas (57,1%), solteiras (71,4%). Todas as participantes tinham plano de saúde, relataram ter cursado todo ou a maior parte do ensino fundamental e do médio em escolas públicas e o ensino superior em universidade privada com bolsa de estudos, eram elegíveis para o voleibol adaptado e tinham ocupação e renda própria, sendo que três delas eram exclusivamente atletas. A maioria era da classe econômica B (57,1%). Daquelas que apresentavam ausência de membros a causa foi acidente motociclístico. O tempo de ocorrência da causa da deficiência variou de 7 a 41 anos. Nenhuma participante conhecia o voleibol sentado antes da instalação da deficiência. Conclusão: a principal causa de deficiência das mulheres que praticam o voleibol sentado é o acidente motociclístico ou automobilístico. Após o acidente, as mulheres com a deficiência demoram para ingressar no voleibol sentado especialmente pelo desconhecimento sobre esporte adaptado. O ingresso na prática do voleibol sentado tornou as mulheres ativas, mas elas têm dificuldade para dedicar-se integralmente ao esporte.
Palavras-chave: Esportes para pessoas com deficiência
Voleibol
Postura sentada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3730
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 MARIANA CARVALHO 07-12-21.pdf895,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador