PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3724
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Narrativas acerca da obesidade infantil: um estudo de caso
Autor(es): Siqueira, Natália Neys
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: INTRODUÇÃO: A obesidade infantil é um problema de saúde pública mundial. A temática tem mobilizado diferentes esferas governamentais, com vista à sua diminuição, a partir da busca por estratégias factíveis para conseguir que isso ocorra. OBJETIVO: Descrever acerca da obesidade infantil e sua repercussão na vida da criança, segundo relatos de uma mãe. MÉTODO: É pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A participante foi uma mulher com filha com diagnóstico de obesidade na infância. O cenário foi através de conta em mídia social Instagram, intitulada como @Laizameri. Foi realizado uma busca através da rede social Instagram e após encontrar uma mulher que estava dentro dos parâmetros de inclusão foi realizado um convite o aceite se realizou um agendamento para a entrevista semiestruturada, que foi realizada de forma virtual na rede social WhatsApp, por meio da troca de áudios. RESULTADOS: A obesidade é hereditária na família da entrevistada, que percebeu que a filha estava engordando a partir dos 4 anos de idade, entretanto o tratamento foi iniciado aos 8 anos após a mãe após a mãe descobrir que a filha estava sofrendo bullying na escola e observar que a filha estava triste e se tornando introspectiva. A criança fez acompanhamento com a equipe multidisciplinar especializada por um ano em cidade diferente da qual reside isso foi um fator que pesou após um ano de tratamento para continuidade no mesmo local. E optaram por fazer tratamento em um local mais perto com a equipe multidisciplinar na própria cidade. A obesidade trouxe vários transtornos tanto para criança quanto para a família. Tanto fiscos quanto psicológicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É relevante apontar a importância do tratamento com a equipe multidisciplinar e o apoio familiar como um dos itens do tratamento. Trouxe a verificação que é importante que se tenha uma pesquisa em grande escala sobre a temática.
Palavras-chave: Obesidade
Obesidade infantil
Obesidade pediátrica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3724
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-NATÁLIA NERYS SIQUEIRA- APÓS APRESENTAÇÃO.(1).pdf784,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
xRAG assinada Natália.pdf284,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador