PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3721
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância e a responsabilidade da ética na vida profissional contábil
Autor(es): Silva, Matheus Santos
Primeiro Orientador: Costa, Vital Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Marin, Alessandro do Prado
metadata.dc.contributor.referee2: Picanço Filho, Artêmio Ferreira
Resumo: Este trabalho tem como tema a importância e a responsabilidade da Ética na vida do profissional contábil, tendo como objetivo geral a compreensão e aplicação da ética profissional no exercício dos serviços contábeis, respeitando e valorizando os fundamentos éticos e morais. O estudo da ética é fundamental pois pactua com o uso de uma tese, que ao longo da história, esteve associado com a existência humana, assunto o qual foi discutido pelos filósofos e os seus discípulos. O Código de Ética tem como importância formalizar os princípios éticos, apresentando os deveres que a profissão exige diante da sociedade. Para o contador é primordial exercer a profissão de acordo com os preceitos éticos, sem que perca seu respeito, no qual o contabilista tem como função a prestação de serviço, pareceres de meio econômico e financeiro sobre as demonstrações das empresas e o repasse das informações. A metodologia aplicada recorreu de pesquisa bibliográfica feita em literatura específica em livros e artigos relacionado ao tema. Houve também pesquisas feitas em leis, Código de Ética do Profissional Contábil, normas do Conselho Federal de Contabilidade e em legislação vigente. Pode concluir que o estudo permitiu perceber como é aplicada a ética conforme seus deveres e suas obrigações, os quais cada indivíduo deve seguir, e a relevância conforme o uso das leis, normas, códigos e estatutos.
Palavras-chave: Ética
Profissional contábil
Código de ética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3721
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 - Matheus Santos Silva.pdf316,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador