PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/364
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Competitividade da soja goiana no cenário nacional com base na abordagem ricardiana
Autor(es): Brigido, Priscila Nogueira Cardozo
Primeiro Orientador: Paula, Mauro César de
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Gesmar José
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Neide Selma do Nascimento Oliveira
Resumo: Este trabalho analisa a competitividade da soja goiana no cenário nacional, no período de 2000 a 2018, tendo como pano de fundo as teorias de David Ricardo. Para tanto, foram coletados dados no Instituto Mauro Borges (IMB), relativos ao estado de Goiás, e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEADATA), referentes ao cenário nacional. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de pesquisa aplicada, de cunho quantitativo, de viés exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, empregou-se a pesquisa bibliográfica e documental, revisitando livros, periódicos, teses, dissertações, entre outros, com vistas ao estabelecimento da base teórica. Como hipótese, foi estabelecido o fato do estado de Goiás ser um dos principais produtores do grão no Brasil, assumindo o terceiro lugar na produção dessa commodity em relação à safra de 2018/2019, conforme dados divulgados no Agro em Dados, resultado esse que demonstra que a soja, no território goiano, apresenta boas condições de produção, bem como contribui para a elevação da competitividade do grão no cenário nacional. Os resultados obtidos entre os anos 2000 a 2018 permitem comprovar a hipótese levantada, visto que os índices utilizados para mensurar a competitividade apresentou bom desempenho, portanto, sendo importantes indicadores para a formulação de políticas públicas no contexto internacional.
Palavras-chave: Goiás
Soja
Índices de competitividade
Comércio internacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/364
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA NOGUEIRA CARDOZO BRIGIDO - VERSÃO FINAL.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador