PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atuação fonoaudiológica na unidade de terapia intensiva neonatal
Autor(es): Medeiros, Ana Clara
Primeiro Orientador: Lacerda, Maria Carolina Cabral de
metadata.dc.contributor.referee1: Tanigute, Christiane Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Marcos Henrique
Resumo: Introdução: O recém-nascido prematuro é descrito como todo aquele com idade gestacional de até trinta e seis semanas e sete dias. A maioria dos recém nascidos pré termo necessitam de sonda para que possam efetivar a alimentação na UTIN, é papel do fonoaudiólogo estimular o recém-nascido para que ele desenvolva o reflexo de sucção e da deglutição. Objetivo: demonstrar a eficácia das técnicas de estimulação de sucção de sucção utilizadas nos recém nascidos pré-termo.Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Foi realizado pesquisa nas bases de dados: ScientificElectronic Library Online (SciElo) e CAPES e utilizado os seguintes descritores: “fonoaudiologia e recém-nascido”, “fonoaudiologia e prematuro”, “estimulação e neonatal”. Resultados: Foram selecionados doze artigos nos quais, quatro mostraram resultados positivos quanto a estimulação não nutritiva. Em contra partida, dois obtiveram resultado contrários a mesma estimulação. Os demais artigos retrataram que a estimulação sensório motora oral diminui o tempo da transição de sonda para via oral proporcionando alta hospitalar precoce. Discussão: O presente trabalho permitiu abordar a importância da atuação do profissional fonoaudiólogo junto a UTIN na estimulação precoce em recém-nascido pré-termo, no que diz respeito a estimulação sensório motor oral, estimulação não nutritiva e transição para alimentação via oral em seio materno. Destaca-se também a atuação fonoaudiológica na equipe multiprofissional para evolução desses pacientes, que contribui no desenvolvimento e evolução das funções de deglutição e sucção do RN sendo ele de risco ou não Conclusões: A atuação fonoaudiológica na equipe multiprofissional mostra se além de eficaz, muito necessária, visto que o fonoaudiólogo é o profissional responsável pela reabilitação funcional do sistema estomatognático. a estimulação da SNN quanto a estimulação oromotora proporcionam a melhora na prontidão alimentar e eficiência da alimentação por via oral.
Abstract: Introduction: Premature newborns are described as those with a gestational age of up to thirty-six weeks and seven days. Most preterm newborns need a probe so that they can carry out feeding in the NICU, it is the role of the speech therapist to stimulate the newborn so that it develops the sucking and swallowing reflex. Objective:Demonstrate the effectiveness of stimulation techniques used in preterm newborns. Method: This is an integrative literature review study. A search was carried out in the following databases: Scientific Electronic Library Online (SciElo) and CAPES, and the following descriptors were used: “speech therapy and newborn”, “speech therapy and preterm”, “stimulation and neonatal” Results:Twelve articles were selected, four of which showed positive results regarding non-nutritive stimulation. On the other hand, two had results contrary to the same stimulation. The other articles portrayed that oral sensory motor stimulation reduces the time of transition from probe to oral route, providing early hospital discharge Discussion:The present work allowed us to approach the importance of the speech-language pathologist's performance at the NICU in the early stimulation of preterm newborns, with regard to oral sensorimotor stimulation, non-nutritive stimulation and transition to oral feeding in the mother's breast. Also noteworthy is the speech therapy role in the multidisciplinary team for the evolution of these patients, which contributes to the development and evolution of the NB's swallowing and suction functions, whether Conclusions:The speech therapy role in the multidisciplinary team proves to be, in addition to being effective, very necessary, since the speech therapist is the professional responsible for the functional rehabilitation of the stomatognathic system. SNN stimulation and oromotor stimulation improve food readiness and oral feeding efficiency.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Recém-nascido
Prematuro
Estimulação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3632
Data do documento: 14-Dez-2021
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