PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do ICMS substituição tributária em uma empresa comercial, no lucro presumido e seu impacto na formação do preço de venda
Título(s) alternativo(s): Analysis of ICMS tax replacement in a commercial company, on assumed profit and its impact on sale price formation
Autor(es): Sá, Marcos Henrique Oliveira de
Primeiro Orientador: Gonçalves, Roberto Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Vital Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Elis Regina de
Resumo: O presente trabalho analisa o impacto da substituição tributária do ICMS na formação dos preços de venda das empresas de pequeno porte. Neste artigo é abordada a tributação do ICMS através da substituição tributária, apresentados os principais métodos de formação de preços de venda do produto e seus impactos no ICMS, nas empresas de pequeno porte. Este artigo tem por objetivo analisar o impacto do ICMS ST no preço de venda da mercadoria, de uma empresa comercial que apura o IRPJ e a CSLL pelo lucro presumido. As estratégias metodológicas utilizadas foram: pesquisa quali-quantitativa, descritiva com dados bibliograficos. Os principais resultados foram: na simulação, verifica-se que o custo de comercialização, para a operação sem ST ficou com o percentual total de 33,65%. Já para a parte com ST, o percentual ficou em 8,65%. Essa diferença é devido a operação com ST, não ter na venda o ICMS que é na alíquota de 25%. Na parte do rateio para cálculo do preço de venda por unidade, o valor do sem o ICMS ST ficou em R$ 11,14. Já no cálculo com a ST ficou em R$ 9,02. Assim, a diferença em R$ é de 1,24 e em % ficou em 24%.
Abstract: This paper analyzes the impact of ICMS tax substitution on the formation of sales prices for small businesses. This article briefly addresses ICMS taxation through tax substitution, presenting the main methods of product sales price formation and their impacts on ICMS in small businesses. This article aims to analyze the impact of ICMS ST on the sale price of merchandise, of a commercial company that calculates the IRPJ and CSLL based on the presumed profit. The methodological strategies used were: qualitative-quantitative, descriptive research with bibliographic data. The main results were: in the simulation, it is verified that the commercialization cost, for the operation without TS, was with the total percentage of 33.65%. As for the part with TS, the percentage was 8.65%. This difference is due to the operation with ST, not having the ICMS on sale, which is at the rate of 25%. As part of the apportionment for calculating the selling price per unit, the value of excluding ICMS ST was R$ 11.14. In the calculation with the ST, it was R$9.02. Thus, the difference in R$ is 1.24 and in % it was 24%.
Palavras-chave: Formação de preços
ICMS
Substituição tributária
Price formation
Tax replacement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4 POSTAGEM TCC NO RAG - MARCOS - ASSINADA.pdf336,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador