PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Carmiranda Alves de-
dc.date.accessioned2021-12-20T18:44:51Z-
dc.date.available2021-12-20T18:44:51Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3617-
dc.description.abstractThe topic of this monography stems from the insertion in the supervised internship field in the Student Assistance (PRAE) of the Federal University of Goiás (UFG), in the period between the years 2018 to 2021, not being possible the conclusion of the semester of 2020, due to the pandemics of Covid-19. This research focuses on the professional work of social workers in the Public Policy of College Education, particularly the Student Assistance. The objective of this work is to investigate the challenges and advances of Social Service front the Professional Political Ethical Project, in defense and effectuation of the Public Policy of College Education as a social right, contributing to the conditions of access and permanence of the student in the university. In this monographic work, the historical process of the higher education in Brazil is contextualized and presents itself, from its genesis, as elitist, mercantilist and exclusionary, making it impossible for the materialization education as a social right in its whole extension. This study presents the National Program of Student Assistance (PNAES) as a strategy for the permanence and conclusion of graduation. It approaches the creation, execution and the follow-up of programs and projects that enable the necessary conditions to the access, permanence and conclusion of the superior education. It also depicts the work of Social Service in this socio occupational space articulated to the Professional Political Ethical Project. This research was based on bibliographic and documentary sources, such as management reports between the years 2018 to 2021, meeting minutes, socioeconomic assessment, interview and social opinion, collective meetings with students and social workers and scientific productions. As a conclusion, it was identified that in adverse times and conditions such as the current ones, challenges and limitations were placed in the professional routine of social workers, who face setbacks, the withdrawal of rights and cuts in resources destined to Public Universities.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectTrabalho profissionalpt_BR
dc.titleO trabalho da/o assistente social frente o projeto ético político profissional na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás, 2018-2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Maria Conceição Sarmento Padial-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Margot Riemann Costa e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0720255910463552pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Aldovano Dantas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380461777233148pt_BR
dc.description.resumoO tema da monografia surgiu a partir da inserção no campo de estágio supervisionado realizado na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás (PRAE/UFG) entre o período de 2018 a 2020, não sendo possível a conclusão do semestre de 2020, devido a pandemia da Covid-19. A pesquisa tem como foco o trabalho profissional de assistentes sociais na Política Pública de Educação Superior na particularidade da Assistência Estudantil. O objetivo da pesquisa é investigar os desafios e avanços do Serviço Social frente o Projeto Ético Político profissional, na defesa e efetivação da Política Pública de Educação Superior como direito social, contribuindo nas condições de acesso e permanência do estudante na universidade. Nessa monografia, contextualiza-se o processo histórico da educação superior no Brasil que desde sua gênese se apresenta elitista, mercantilista e excludente, impossibilitando a materialização da educação como direito social em sua plenitude. Aponta o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como estratégia para a permanência e conclusão da graduação. Aborda a criação, execução e acompanhamento de programas e projetos que visam dar as condições necessárias para o acesso, permanência e conclusão do ensino superior. Retrata o trabalho do Serviço Social neste espaço Sócio-ocupacional articulado ao Projeto Ético Político Profissional. A pesquisa baseou-se em fontes bibliográficas e documentais, como os relatórios de gestão entre os anos de 2018 a 2021, atas de reuniões, avaliação socioeconômica, entrevista e parecer social, reuniões coletivas com estudantes e assistentes sociais e produções científicas. Como conclusão identificou-se que em tempos e condições adversas como as atuais, os desafios e limitações estão postos no cotidiano profissional dos assistentes sociais, que enfrentam o retrocesso, a retirada de direitos e os cortes nos recursos destinados as Universidades Públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carmiranda repositório.pdf564,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador