PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3615
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cuidados paliativos na oncologia: estudo qualitativo na equipe multidisciplinar
Autor(es): Oliveira, Débora da Silva
Primeiro Orientador: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Cláudio Lísias Monteiro da
Resumo: Introdução: os cuidados paliativos atuam no alivio do sofrimento biopsicossocial e espiritual do paciente e de sua família. Os cuidados paliativos tiveram sua prática reconhecida na área de atenção à saúde na década de 1960, no Reino Unido, tendo como pioneira a médica e também assistente social e enfermeira Cecily Saunders. Para que esses cuidados possam ser realizados, uma equipe multidisciplinar composta por vários profissionais de diferentes áreas do conhecimento que se unem, para trabalharem em conjunto em prol do paciente e de sua família. Objetivos: Compreender a atuação dos diferentes profissionais da saúde dentro de cada dimensão (física, psicológica, social, espiritual) nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos. Métodos: estudo descritivo e com abordagem qualitativa, nos permitindo uma melhor compreensão do tema proposto e, através dele, buscar entender sobre a atuação desses profissionais nas dimensões do cuidado ao paciente oncológico. Resultados: Os resultados apontam a importância da atuação da equipe multidisciplinar dentro dos cuidados paliativos, em todas as dimensões do cuidado ao paciente que se encontra em sofrimento e de sua família. Discussão: É importante que a equipe tenha um atendimento mais humanizado dentro do CP, tratar o doente e não a doença. Conclusão: Conclui-se que a equipe multidisciplinar tem um papel importante dentro do cuidado ao paciente oncológico, pois é evidente que uma boa comunicação entre a equipe leva a um atendimento de qualidade ao indivíduo que se encontra em cuidados paliativos e sua família.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Equipe multidisciplinar
Oncologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3615
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 (DEBORA FINALIZADO).docx71,69 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador