PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "Não somos mais uma comunidade tradicional, somos uma metrópole”: as relações entre políticas educacionais e ensino de história em Goiânia
Autor(es): Silva, Lucas Barbosa
Primeiro Orientador: Marinho, Thais Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Maria Madalena
metadata.dc.contributor.referee2: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
Resumo: O seguinte trabalho tem como tema as relações entre as políticas educacionais e o ensino de História na rede municipal de educação em Goiânia, Goiás. Buscamos compreender, como se deu o processo de implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aprovada em 2018 na rede municipal de educação do município de Goiânia, cujas diretrizes foram sintetizadas no Documento Curricular de Goiás Ampliado (DCGO). Hipotetizamos que a reemergência do conservadorismo nacional, os contextos internacionais de pressões neoliberais, bem como a organização da educação escolar em ciclos do município de Goiânia, promovem desafios ao ensino de história no município de Goiânia. Para tal empreitada, metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreender a genealogia das políticas educacionais no Brasil, posteriormente, analisamos a Base Nacional Curricular Comum aprovada em 2018 e o DCGO – Ampliado. E, por fim, realizamos entrevistas com professores, que atuaram como técnicos administrativos, durante a construção do DCGO. O percurso possibilitou a construção historiográfica do processo, dentro da modalidade da História do Tempo-Presente, utilizando fontes primárias.
Abstract: The following work focuses on the relationship between educational policies and History teaching in the municipal education system in Goiânia, Goiás. We seek to understand how were implemented the Common National Curriculum Base (BNCC), approved in 2018, in the education system in the municipality of Goiânia, the guidelines were summarized in the Expanded Curricular Document of Goiás (DCGO). We hypothesize that the re-emergence of national conservatism, the international contexts of neoliberal pressures, as well as the organization of school education in cycles in the municipality of Goiânia, promote challenges to the teaching of history in the municipality of Goiânia. Methodologically, we carried out bibliographical research to understand the genealogy of educational policies in Brazil, later on, we will analyze the Common National Curriculum Base approved in 2018 and the DCGO – Expanded. And, finally, we conducted interviews with professors, who acted as administrative technicians, during the construction of the DCGO. The path enabled the historiographical construction of the process, within the modality of the History of Time-Present, using primary sources.
Palavras-chave: Base curricular
Políticas educacionais
Ciclos de aprendizagem
Ensino de história
Educação municipal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3612
Data do documento: 3-Dez-2021
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